quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Listas da BR13 - 28 de Dezembro

Hoje saiu mais uma lista de colocados na Bolsa de Recrutamento..Aos colocados parabéns..

Para consultarem a lista dos colocados, sugerimos este link do blog do DearLindo aqui.

Para os não colocados, coloca-se a questão "Sairá mais alguma lista?"
Certezas não há apenas podemos alertar os colegas para o decreto-lei n.º51/2009, artigo 58-A, número 11 que diz « – A colocação dos candidatos à contratação através da bolsa de recrutamento termina em 31 de Dezembro. O número 10 do mesmo artigo diz: a colocação dos candidatos dos quadros através da bolsa de recrutamento mantém-se ao longo do ano letivo.»

Portanto, até que realmente surja alguma afirmação do contrário oficial por parte do MEC ou da DGRHE não queremos vos iludir com falsas esperanças de uma possível BR em Janeiro...

Ainda a ler os post's no Blog do colega DearLindo que menciona o envio de um mail por parte da DGRHE às Escolas (ver aqui).

Contudo, muitas foram as vezes em surgiram afirmações que apenas serviram de manobras de despiste e ilusão, portanto, já estando atentos às Ofertas de Escola e ao mesmo tempo a aplicação das BR nesta primeira semanita de Janeiro...tal como muitos colegas comentam nos seu post's...esta poderá ser mais uma manobra de não pagamento de uns dias de contrato aos professores...o que para nós também não é novidade ou espanto.




terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Novo modelo de Avaliação de Professores

Governo mantém quotas no topo

"O Governo aprovou ontem em Conselho de Ministros os diplomas de um novo e mais simples modelo de avaliação de professores, bem como a sua adaptação ao estatuto da carreira docente." (in Correio da Manhã)

Para quem quiser saber mais pormenores do que ficou decidido e aprovado no passado dia 22 de Dezembro no Conselho de Ministro veja Aqui.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Análise

Notícias de hoje:

Aumenta insucesso escolar 

Queda das taxas de emprego penalizou mais os licenciados

Portugueses mais qualificados mas com maior insucesso escolar

Dá que pensar não é verdade?!...

Fica aqui alguns cartoons animados...afinal de contas o que faz falta é animar a malta!


 1º causa do insucesso...fazerem perguntas difíceis demais...
2º falta de emprego, abre precedentes na caça ao excesso de licenciados...
3º licenciatura igual a desemprego, desemprego igual a exclusão social pelas entidades empregadoras
cada vez mais nos dias de hoje quando dizemos sou "licenciado" somos alvo logo de uma reprovação pelas entidades empregadoras...

 4º a nova geração de "mendigos" / "sem-abrigo"

5º a SOLUÇÃO: "É uma questão de memorização"



Estado da Educação 2011

"O Conselho Nacional de Educação publicou, pelo segundo ano consecutivo, o Relatório "Estado da Educação 2011 - A Qualificação dos Portugueses".
Trata-se de um retrato da Educação em Portugal, do pré-escolar ao ensino superior, com especial incidência na problemática da qualificação.
O EE 2011 mostra a evolução da qualificação dos portugueses, sobretudo no decurso da última década, identifica avanços, problemas e desafios e apresenta recomendações dirigidas às autoridades educativas."

Para uma leitura mais atenta consulte a página aqui... (É sempre bom para quem sofre de insónias e quer ter uma ideia lúcida do estado do ensino nos últimos dez anos).


Educação perdeu 20 Mil Professores

Desde 2006, quando o concurso para quadros deixou de ser anual, é este o saldo entre entradas e saídas no sistema. Este ano 3361 já pediram a reforma.

Em seis anos o sistema educativo perdeu 19.976 professores no ensino básico e secundário. Este é o resultado líquido que deriva da diferença entre admissões e saídas de efectivos. Desde 2006 - ano em que foram alteradas as regras de concurso de admissão aos quadros - pediram a reforma 23.469 docentes e entraram para os quadros, de escola e de zona pedagógica, apenas 3.493. Segundo um levantamento feito pelo Diário Económico com base nas publicações mensais do Diário da República, temos portanto uma quebra de perto de 17% no universo de 120 mil docentes em exercício.
Número que os sindicatos dizem ter um impacto forte no sistema e que prova que "não há nenhum excesso de professores nas escolas", como sublinha o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira. Além disso, os sindicatos encontram nestes números a resposta às declarações de Pedro Passos Coelho, que há quatro dias atrás aconselhou a emigração como alternativa aos docentes excedentários, lançando a polémica no sector.
Com a saída de docentes, João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE), sublinha que as escolas "têm vindo a perder estabilidade porque funcionam cada vez mais com professores contratados". (in Económico) 

É bom ter a noção das contas... é caso para ficarmos alarmados uma vez que mediante a troika tem que se reduzir para o ano 380 milhões na educação… isso representará quantos mais milhares de professores excluídos? Hum… (Prof-admin)

"Emigra TU"

Cerca de uma dezena de professores gritou "Emigra Tu" a Passos Coelho

"Cerca de uma dezena de professores gritou esta quarta-feira "Emigra tu" à porta da residência oficial do primeiro-ministro em protesto pelo facto de Passos Coelho ter sugerido aos docentes a emigração como solução para a falta de emprego." (in Correio da Manhã)

Novos Horários

Ao fim de alguns dias, semanas, a DGRHE comunicou às escolas a abertura da aplicação, hoje, para procederem ao pedido de novos horários.
Isto significa que os horários para a saída da BR13 já estão a ser mencionados na aplicação.
Agora é só esperarmos uma vez que a candidatura acaba no dia 27 de Dezembro...provavelmente nos dias que se seguem uma lista sairá...
Já se encontram alguns horários na aplicação, consultem-nos...
Estejam atentos pois alguns de nós poderão ainda receber uma boa prenda de Natal atrasa ou uma prenda recheada de boas novas para o novo ano que se avizinha.
A todos que estão no mesmo barco que nós...Boa Sorte!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Contra a emigração

Comissário europeu mostra-se muito preocupado com emigração de jovens europeus.

Pelo menos alguém com lucidez...!
   

Poupar sinónimo de CORTES! Mais CORTES

Governo deve poupar 380 milhões na Educação

"A redução de custos na Educação, com o objectivo de poupar 380 milhões de euros, racionalizando a rede escolar e criando agrupamentos, diminuindo ao mesmo tempo as necessidades de pessoal, estão nas metas do memorando revisto da troika. Na primeira revisão, este valor era de 195 milhões de euros." (in Correio da Manhã).

O documento aponta para:
  • uma redução e racionalização das transferências para as escolas privadas
  • continuar a combater a baixa escolaridade e o abandono escolar precoce, melhorando a qualidade do ensino secundário, a via vocacional e a formação, com vista a aumentar a eficiência no sector, a qualidade do capital humano e a entrada no mercado de trabalho
Ora como é possivel exigir as duas medidas realçadas no paragrafo anterior se de 195 milhões a Troika vem agora dizer que objectivo deve ser alcançar um corte de 380 milhões, praticamente estão a pedir cerca do dobro do que inicialmente estava previsto.
Com a implicação de uma redução da rede escolar e no corte do pessoal, como é que o ensino se vai tornar melhor e eficiente?
É o mesmo que fazer omeletas sem ovos...que os cortes são para ser feitos e vão acontecer mediantes o desenrolar da novela a que se vem assistindo, todos sabemos com o que podemos contar, mais cortes, mais reduções em tudo...escusado seria meter a palha bonita de um sistema funcional com menos custos utópico, só para tornar os memorandos mais afloriados.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Análise...

Ontem Paços Coelho sugeriu que os professores emigrassem para países lusófonos, realçando as necessidades do Brasil.
Têm vindo a surgir algumas noticias, ainda que silenciosas, por exemplo:
- O instituto Camões que anunciou que iria reduzir os postos de trabalho de professores de português da rede no estrangeiro, sobretudo França, Suíça e Espanha;
- Hoje, o embaixador de Portugal em França que veio afirmar que existem cortes na rede de docentes de português no estrangeiro, e alertou ainda para os impactos dessa medida;
Ora é um pouco contraditório mandar-nos fazer as malas e ir de encontro ao inesperado, fazendo-nos crer que vamos conseguir emprego no estrangeiro, quando para que isso aconteça:
- é indispensável que existam protocolos e/ou regulamentação que nos permita leccionar em regimes educativos diferentes do nosso, como estrangeiros que somos, e com habilitações regulamentadas pelo nosso país e não o país em questão a que concorremos;
- e tem vindo a surgir fugas de que, aquando dos protocolos que existem, os mesmos está a haver cortes nas possibilidades e no número de hipóteses para aceder a esses postos;
- já para não falar que o acesso à docência noutros países se deve ao facto de nesses países existirem emigrantes/comunidades portuguesas e ser permitido leccionar a língua portuguesa aos mesmos;
- é, ainda, uma opção para os professores do português, então e os professores com habilitação nas outras áreas?
Mais uma vez os professores usados como bolas de ping-pong com tantas incongruências medonhas…aguardemos pelos próximos desenvolvimentos.

Um à parte!

Marinho Pinto: Ordem «jamais aconselhará advogados a emigrarem»

O bastonário da Ordem dos Advogados defende que apresentar a emigração como alternativa aos licenciados portugueses revela falta de sentido de Estado e patriotismo. (in Lusa).
 
Politiquices à parte…Marinho Pinto à muito que se vem destacando pelos comentários que “dispara” sem papas na língua tal qual como já o catedrático do género, Alberto João Jardim o faz…Fica aqui um dos seus comentários directamente a dar resposta à intervenção infeliz do primeiro ministro ontem relativamente ao número de professores excedentários.

Música de Natal!

Como está próximo o Natal ei aqui uma música para descontrair de Natal...

QUANDO CHEGA O NATAL

Diz-me lá porque é que tu só te lembras de mim quando chega o Natal
Porque é que só nesta quadra é que tu reparas se eu estou bem ou mal
Diz-me lá onde é que páras o resto do ano
Eu preciso mais de ti do que te vais lembrando

Diz-me lá porque é que tu não me envias postais durante o ano inteiro
Diz-me lá porque razão é que não me dás prendas sem ter um pretexto
Diz-me lá o que te move uma vez por ano
Eu preciso mais de ti do que te vais lembrando

Diz-me lá que gratidão é que esperas de mim apenas por um dia
Eu que espero o ano inteiro e que tanto anseio a tua companhia
Hoje reformulo os votos e o meu desejo:
Eu preciso mais de ti do que te vais lembrando

Um Feliz Natal, não hoje, mas o ano inteiro!!
 

Versão actualizada do ECD

O MEC publicou a última versão do Estatuto de carreira Docente, fica aqui para consulta.

domingo, 18 de dezembro de 2011

Professores Desempregados EMIGREM!

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, sugere que os professores desempregados emigrem para países lusófonos, realçando as necessidades do Brasil.

Questionado sobre se aconselharia os “professores excedentários que temos” a “abandonarem a sua zona de conforto e a “procurarem emprego noutro sítio”, Passos Coelho respondeu: “Em Angola e não só. O Brasil tem também uma grande necessidade ao nível do ensino básico e secundário”, disse durante uma entrevista com o Correio da Manhã, que foi publicada hoje.

Pedro Passos Coelho deu esta resposta depois de ter referido as capacidades de Angola para absorver mão-de-obra portuguesa em sectores com “tudo o que tem a ver com tecnologias de informação e do conhecimento, e ainda em áreas muito relacionadas com a saúde, com a educação, com a área ambiental, com comunicações”.

“Sabemos que há muitos professores em Portugal que não têm, nesta altura, ocupação. E o próprio sistema privado não consegue ter oferta para todos”, disse ainda o primeiro-ministro.

“Estamos com uma demografia decrescente, como todos sabem, e portanto nos próximos anos haverá muita gente em Portugal que, das duas uma: ou consegue nessa área fazer formação e estar disponível para outras áreas ou, querendo manter-se sobretudo como professores, podem olhar para todo o mercado da língua portuguesa e encontrar aí uma alternativa”, explicou.

Portugal é um dos países da Europa com menores níveis de escolarização da população, segundo o Relatório do Desenvolvimento Humano de 2011, publicado no mês passado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Enquanto em Portugal a escolarização média da população com mais de 25 anos era de 7,7 anos, na Grécia e em Itália era de 10,1 anos, em Espanha de 10,4. Na Alemanha era de 12,2 e nos EUA de 12,4.

Para as crianças que entram agora na escola, esta diferença é bastante menor: o número de anos de escolaridade esperados era de 15,9, no caso de durante a vida da criança se mantiverem as taxas de escolarização actuais, o que pode estar em causa dada a dimensão da crise. Em Espanha era de 16,6 anos, na Irlanda de 18 e na Alemanha de 15,9.

Comentário:
Lamentável e infeliz o comentário do Primeiro Ministro…depois de todas as medidas economicistas que conduziram os professores á precariedade, eis que o nosso primeiro ministro manda-nos ir dar uma volta ao mundo para ter emprego o que reflecte a sua boa vontade em se estar marimbando para nós.
Sua Exm. Ignorancia saberá que:
-sabe que a profissão é, em todos os Estados, uma profissão regulamentada?
-Este, licenciado em Economia pela Universidade Lusíada, não sabe que, em todos os países, o sistema de ensino assenta em concursos, ou em sistemas de recrutamento com algum grau de complexidade, como por exemplo, exames de acesso, certificações pelos poderes administrativos, etc?
-Não sabe que as crianças portugueses são as que menos vão à escola em toda a Europa?
Sr. Primeiro Ministro aos portugueses o que é de Portugal…onde está o seu sentido patriótico? Tudo o que é estrangeiro leva com subsídios e regalias de protecção e nós, filhos da nação que nos desenrasquemos. Deixamos a nossa casa, a nossa família e o nosso país para poder ter emprego, dinheiro e comida para o nosso dia-a-dia.
Já só falta começar a lançar-nos insecticida como se de alguma praga os professores se tratasse como culpa da incompetência de gestão financeira do país.
Sr. Primeiro ministro emigre você que gente com ideais como os seus não são precisos em Portugal...Siga os mesmos passos que o seu amigo Socrates e mude de país e de nação...Os professores são Portugueses com muito orgulho lamentamos é ter que levar com os anti-patriotas que nos governam...e levam o nosso país para o buraco orçamental. (Prof-Admin)


"Não me admira que da frequente companhia com a chanceler alemã Angela Merkel daqui por uns tempos venha dizer aos professores que em vez de se dirigirem ao Centro de Desemprego, vão para Campos de Concentração..."

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Socrates - Aprovado ou Não Aprovado!

Magistrada questiona notas de Sócrates

"A vida académica do ex-primeiro-ministro José Sócrates na Universidade Independente foi ontem objecto de várias perguntas do colectivo de juízes, presidido por Ana Peres, no julgamento que decorre no Tribunal de Monsanto. No processo há 23 arguidos acusados de vários crimes, como corrupção e burla." (Correio da Manhã)

Nem sei o porquê da dúvida! Aposto que foi o melhor aluno do ano…com direito a foto no quadro de honra…será que é desta que se destapam as verdades?


Um problema de Memória diz o MEC


Ministro defendeu treino da memória

"O discurso do ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, anteontem, na apresentação da revisão da estrutura curricular, causou celeuma junto dos parceiros da educação. "O ministro destacou a importância do treino da memória. O que importa é os alunos memorizarem e nas provas debitarem o que aprenderam", revelou ao CM o presidente de uma associação de professores."

Eis que quando se pensava que já se tinham diagnosticado todos os problemas na nossa geração, se faz uma nova redescoberta…O problema dos nossos alunos é a MEMÁRIA, segundo o ministro da educação claro.
Pergunto não será traumatizante para os nossos meninos exigir que eles memorizem tudo? E então o espaço para os saberes deles de alta importância, como os jogos da PSP, os resumos das séries dos morangos, das telenovelas e dos realty shows? Haverá espaço na memória RAM dos nossos alunos para as memórias diárias deles se memorizarem todo o programa curricular de todas as disciplinas?
Mas estarei errado ou o ensino não é a ferramenta de qualificar futuros cidadãos activos e integrados numa sociedade capazes de raciocinar? Ou estamos a entrar numa nova era Escolar em que os alunos além de um número matemático numa equação são agora “super máquinas”, robot’s mecânicos que memorizam conteúdos para depois os debitar em provas escritas, já agora ponto por ponto vírgula por vírgula…
E que tal instituir um ensino que os obrigue a pegar nas ferramentas do programa e fazê-los pensar, interpretar, entender e perceber Como e o Porquê das coisas?
É que cá para nós senhor ministro, memorizar e debitar na linguagem dos alunos chama-se….CÁBULAS. E diga-se de passagem, as técnicas têm tido uma evolução sobrenatural, diria mesmo que nesse campo já os nossos alunos são mestres super dotados…
Mais uma vez nós é que devemos estar errados por considerar que as aprendizagens são para serem apreendidas e compreendidas, porque para ter alunos super que decoram tudo para me vomitar num teste e depois eu lhes pergunto para explanar o porquê e não sabem responder ou apenas respondem aquilo que decoraram…então tenho de ir tirar uma pós-graduação/mestrado ou curso de formação em robótica para saber qual a maneira mais eficaz de introdução de memória nos meus alunos…enfim! Uma questão de Memória RAM senhor ministro!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ao longo deste mandato, o ministro da educação tem revelado significativas mudanças e mantêm as suas pretensões em continuar a fazê-lo, exemplo disso, a proposta apresentada ontem da nova estrutura curricular.
É certo e sabido o aumento de carga horária nas áreas de Língua Portuguesa e da Matemática. Ontem definiu-se aumento de carga horária nas áreas das ciências e história, bem como a valorização de uma língua estrangeira (o inglês), já relativamente às áreas das expressões, nomeadamente, EVT além da redução de carga horária e do número de professores, a nova proposta curricular deixa algumas incertezas.
A única certeza é que aparentemente quem lida de perto com a área de EVT tem vindo a sentir uma grande desvalorização em favorecimento pelas áreas digamos”mais cientificas” e interligadas á matemática (caso a área das ciências)…a ver vamos o futuro da área de EVT.
Fica aqui um apelo da APEVT:

"Dezembro 13, 2011
A APEVT – Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica irá promover o seu Encontro Nacional no dia 7 de Janeiro de 2012 no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. Previamente, queremos saber das vossas opiniões sobre a proposta de reforma curricular intercalar que o Ministério da Educação e Ciência (MEC) apresentou no dia 12 de Dezembro de 2011 em Caparide e que está em discussão pública. A vossa opinião é fundamental. Para além de poderem transmitir-nos as vossas opiniões, dúvidas, receios e livremente manifestarem o vosso parecer, podem também colocar as vossas questões que gostariam de ver debatidas e esclarecidas. Todas as manifestações construtivas serão tidas em conta para apreciação pelo grupo de trabalho da APEVT que está a trabalhar esta problemática e podem ser apresentadas no Encontro Nacional APEVT."

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Revisão da Estrutura Curricular

Hoje o ministro da educação apresentou a revisão da estrutura curricular para o 2º, 3º ciclos e secundário fica aqui a nova proposta para análise…

Estrutura Curricular (clique para consulta)

"O Ministério da Educação e Ciência apresentou hoje às sociedades científicas, associações profissionais e Conselho de Escolas, a proposta-base da Revisão da Estrutura Curricular, dando assim início a um período de consulta pública. Na sequência dos ajustamentos efectuados em Julho de 2011 na organização curricular dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, concretizados no Decreto-Lei 94/2011, de 3 de Agosto, pretende-se agora ir mais além, concretizando medidas que ajustam os currículos às necessidades de um ensino moderno e exigente, tendo em vista uma melhoria dos resultados escolares dos nossos alunos e uma gestão racional dos recursos.
O Ministério da Educação e Ciência está ciente de que o processo em curso é decisivo para o futuro da educação em Portugal e só pode ser concretizado com o empenho e a dedicação dos professores, dos alunos, dos encarregados de educação e de toda a comunidade educativa. Neste sentido, é crucial que todos os envolvidos no processo educativo estabeleçam diálogo e contribuam para a criação de consensos que garantam a melhoria da qualidade do ensino, a fim de, através da racionalização dos recursos existentes, sem precipitações, preparar o Futuro.
Os contributos referentes a esta consulta pública poderão ser enviados, até dia 31 de Janeiro, para revisao.estrutura.curricular@mec.gov.pt." (in site do MEC)

Listagem dos Aposentados e Reformados - 2012

Fica AQUI a lista dos aposentados e reformados para 2012.

Alguns comentários: no geral, é giro ver os valores atribuídos a algumas pessoas, mais em particular para os aposentados e reformados no sector da Educação, dá para perspectivar algumas possivéis ofertas que poderão advir quer na ultima bolsa de recrutamento em Dezembro quer em futuras ofertas de escola...fiquem atentos...

Insólito!

"Vereadora da Câmara de Almeirim invade salas de aula e ameaça crianças"

"A vereadora da educação da Câmara Municipal de Almeirim invadiu três salas de aula do novo centro escolar das Fazendas de Almeirim para acusar três crianças, com 5, 7 e 9 anos, de contarem mentiras em casa sobre a comida que lhes é servida na escola.
Os pais dizem-se “incrédulos” e “indignados” com a atitude de Maria Emília Moreira, que consideram um “inaceitável abuso de poder” e não colocam de lado a hipótese de apresentar uma queixa-crime contra a eleita no Ministério Público.
Este caso começou numa palestra sobre alimentação saudável promovida pela Câmara, no dia 18 de Outubro, quando, no período reservado ao debate, três encarregados de educação começaram a fazer algumas perguntas à nutricionista sobre os alimentos que devem ou não ser incluídos nas ementas escolares.
Uma vez que as queixas em relação à qualidade da alimentação servida neste agrupamento já vêm de trás, a vereadora sentiu-se atacada e decidiu ela própria responder aos pais, o que gerou um grande mal-estar e uma troca de palavras mais acesa, dentro do auditório." (O Ribatejo) Ler mais...

Prof-Admin: No Coment...

Ouvidos Moucos

Após um interregno forçado, eis que estamos de volta, não podíamos deixar de expressar o nosso desalento por ver toda a polémica se dissipar de uma forma tão vil e a opressão para silenciar tudo e todos continua…
Ficou no esquecimento o golpe baixo de contornar a lei quanto aos supostos horários temporários…
É de lamentar o rumo que a postura do ministro da educação, no tempo da outra senhora ou das outras senhoras, fez suar uma voz de esperança e agora que passou para o outro lado vestiu a mesma pele de cordeiro em pele de lobo e faz ouvidos moucos tal qual como outrora tanto ele criticava em quem assumia a pasta da educação.
É caso para se voltar aos clichés: “Mudam-se os ministros e as casacas também!”, para não variar ministro muda tudo sem ouvir quem está no "terreno" ou pior sem consultar pelo menos a opinião de quem dá a cara pelas reformas e currículos publicados pelos senhores ministros da educação.
Quanto aos sindicatos é caso para relembrar  que comem todos à mesma mesa e, mais uma vez, lamentam-se, empurram uns para os outros e o que fazem? NADA...prova disso foi toda a polémica de Setembro e as greves no que deu? Em nada e onde estavam os sindicatos? A iludir as pessoas que é o que fazem, quando a polémica surge, lá está o sindicato com as suas manobras para distrair os professores com campanhas enganadoras e o que realmente importa é abafadinho pela porta do cavalo...Típico!.. é por isso que andar a pagar cotas em sindicatos eu digo "NÃO OBRIGADO", prefiro dar esse dinheiro à Abraço/ Banco Alimentar/ ou uma outra qualquer instituição de ajuda social.

Nuno Crato ignora sindicatos na revisão dos currículos

"O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, deixou os sindicatos de professores fora da apresentação da proposta de revisão curricular que terá lugar hoje em Caparide (Cascais) e que poderá levar ao despedimento de milhares de docentes. O Governo convidou dezenas de representantes de associações de docentes, sociedades científicas e directores de escolas, mas não os sindicatos." (Correio da Manhã)

Professores contra estatuto

"Os sindicatos dos professores rejeitaram ontem a versão apresentada pelo Ministério da Educação e Ciência, do projecto de decreto-lei de alteração ao Estatuto de Carreira Docente (ECD)."

domingo, 11 de dezembro de 2011

Comunicado

O grupo Prof-Admin, informa todos os nossos seguidores que, após aquela greve seguida da acção de “invasão” dos nossos colegas professores ao ministério da educação, o nosso apelo à adesão à greve que se seguiu e a nossa ida á mesma, misteriosamente, o nosso acesso ao blog bem como à nossa conta no facebook esteve interdita.
Não vamos perder tempo a refutar argumentos e possíveis culpados para tal acto vil e de CENSURA à nossa Voz.
Apenas queremos partilhar com todos que com alguns conhecimentos informáticos conseguimos desbloquear o bloqueio e recuperar o nosso espaço, já não é a primeira vez que este grupo é banido misteriosamente.
A quem continua a infringir tais actos contra os espaços de LIBERDADE DE EXPRESSÃO que criamos apenas temos a dizer:
“NÃO NOS CALAMOS NEM AGORA NEM NUNCA, TAL COMO A FÉNIX HAVEREMOS DE RENASCER SEMPRE DAS CINZAS E CADA VEZ MAIS FORTES. O que vem debaixo não nos atinge apenas nos fortalece!”


sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Depoimento dos Professores em Protesto

   Fica aqui um registo dum depoimento de um dos nossos colegas que esteve em protesto desde quinta no ministério da educação, desde já, as desculpas pelo plágio, mas achamos que é uma mais valia para a divulgação da nossa causa. quando digo nossa causa é porque me dirijo a todos aqueles que sabem que foram lesados pelas mesmas circunstâncias, e é uma força de os afrontar questionando-os:
  Vão à luta ou não? Vão ficar escondidos nas costas destes colegas que dão a cara por todos nós?
  Lamento que colegas, bem de perto, de Lisboa não se tenham juntados, mas como diz o ditado MAIS "VALE POUCOS E BONS QUE MUITOS E FRACOS!".
  Seguimos de Bragança, sim bem mais longe que de Lisboa para Lisboa, amanhã lá estaremos. Poucos mais bons!

"Olá a Todos, muito obrigada pelas vossas palavras de apoio e força.
  Os colegas Miguel Reis e Belandina Vaz iniciaram o movimento, sao 2 vozes activas e muito VÁLIDAS e estao no FB, na pagina "Protesto de Professores Contratados e Desempregados", por favor adiram a pagina para continuarem a par das nossas acçoes.
  Eu fui uma das colegas que esteve ontem no Palacio das Laranjeiras e que fui recebida juntamente com outros 4 colegas, pelo Sec. de Estado da Administração e outros 3 elementos afectos a tutela.
  Abordamos os horarios anuais mascarados de temporarios, o abuso de poder perpetuado pelos directores das escolas, o facto de ja termos recebido verbas do QREN ate 2013 para as Novas Oportunidades que como deverao saber estao em stanby (e para onde foram as verbas?), e por ultimo, a questao da caducidade de contrato que nos é devida. Rebemos um vazio de respostas, sendo que a pessoa com o poder politico maximo, presente na sala, nao sabia responder a nenhuma questao, é claramente inapto para o cargo que lhe foi atribuido
.
  Sobre a caducidade de contrato, exaltou- se, e mencionou que, como estavamos ali, a titulo individual e nao em representação duma associação ou sindicato, ele nao teria que nos responder, e que já eramos uns priveligiados por sermos recebidos por ele, o que nunca acontecera em mandatos anteriores! Ao que retorqui que nao era sindicalizada por opçao, nem filiada pq sou liberal e penso pela minha cabeça, mas enquanto cidada, merecia uma resposta de alguem que tb eu elegi, e que o discurso dele roçava a um chorrilho de vaidade! O resultado foi como devem calcular um descontrole em alta voz do senhor inapto secretario de estado, no qual me apontava o dedo dizendo que nao admitia "isto e aquilo", saindo da sala- como lhe convinha.
  Lamentavelmente, apesar dos nossos consecutivos apelos na Comunicação Social, nao ultrapassamos as 30pessoas, presentes no Palacio das Laranjeiras. Porque esperam para se juntarem a nós?? A LUTA nao se faz em casa, em frente ao portatil, a LUTA faz- se nas ruas!!! Como é que nos darão credito se os professores nao se juntam a nós??? Nós estamos a lutar pelos vossos direitos, vivemos um dia intenso, com muitas tensoes e pressoes e voces onde estavam?
  Houve colegas que dormiram no Palacio das Laranjeiras para darem continuidade a acção iniciada as 11h da manha de ontem. Eu estive la desde as 11h e sai perto da meia noite, comi sandes e fruta o dia todo, mas nao arredei pé por razao alguma. Entristece- me muito a desuniao da classe, o comodismo. Quantos milhares de professores ha em Lisboa que se poderiam ter juntado a nós?
  Colegas, nao desmobilizem, nao desmoralizem, estamos na LUTA e contamos CONTIGO!
  E mais uma vez: Os colegas Miguel Reis e Belandina Vaz iniciaram o movimento, sao 2 vozes activas e muito VÁLIDAS e estao no FB, na pagina "Protesto de Professores Contratados e Desempregados", por favor adiram a pagina para continuarem a par das nossas acçoes."

Cristina Loureiro.

É para continuar...

Os nossos colegas continuam no mesmo local afirmando que “os contratos anuais de professores estão disfarçados de contratos temporários” e reafirmando que se sentem lesados na segunda bolsa de recrutamento de professores contratados por não se terem candidatado a horários temporários, mas sim anuais. (A eles junatamo-nos nós também, dizendo idem idem a tudo o que eles reportam)

Vários directores de escolas continuam a insistir que muitas vagas que apareceram como temporárias, na plataforma informática que gere as colocações, destinavam-se de facto a preencher necessidades anuais.(Mas todos sabemos que um telefonema não serve de comprovativo de nada e depois da posição da Associação Nacional de Professoresm, qualquer prova documental foi-nos interdita)

“Estávamos à espera que houvesse no mínimo um reconhecimento e uma vontade de corrigir os erros que existiram ao nível dos concursos de professores”, disse Miguel Reis, professor de Filosofia há dois anos sobre a reunião de ontem com o secretário de Estado da Educação, João Casanova de Almeida.

Miguel Reis disse ainda que o secretário de Estado mostrou “uma grande insensibilidade” relativamente à questão das indemnizações dos professores por despedimento e que se recusou a falar sobre “os critérios arbitrários das ofertas de escola em que predomina a cunha e o compadrio na contratação” e sobre “os professores que estão há vários anos em situação de precariedade e que exigem a vinculação e a entrada nos quadros”.

Sobre as afirmações do ministro da Educação, Nuno Crato, ontem no Parlamento de que apenas 0,1% dos professores tinham apresentado recurso das colocações da segunda bolsa de recrutamento, Miguel Reis afirmou que isso “é uma mentira, é um dado falacioso” e explica que os professores não têm instrumentos para provar que esses horários são anuais e não temporários e assim apresentar uma reclamação. (Acrescentamos ainda o facto de muitos de nós se queixarem que ao tentar submeter o sistema bloqueou e não deixou prosseguir com o recurso.)

“Muitos dos horários temporários são falsos temporários, mas não há maneira de nenhum professor individualmente poder fazer uma reclamação porque a única garantia que tem será um telefonema da escola que lhe diz que esse horário era anual, mas aparece na aplicação electrónica como temporário”, afirma Miguel Reis.

Amanhã o grupo de professores vai participar na manifestação organizada pela CGTP marcada para as 15 horas no Saldanha e já solicitou uma reunião com Crato para a próxima semana, pois afirmam que a reunião de ontem com o secretário de estado “foi lamentável a todos os níveis”.

Até agora o ministro tem delegado no secretário de Estado as explicações sobre as colocações de professores.

<<Fica aqui também o nosso apelo a se juntarem a nós amanhã na manifestação, como o nosso grupo tinha se mobilizado para ir ao encontro dos colegas, mas baixou braços e fizemo-nos à estrada para amanhã dar voz e peso à "nossa luta".>> Prof-Admin


Vamos Apoiá-los!

  Até agora os nossos colegas que ocuparam as instalações do Ministério da Educação, permanecem lá recusando-se a sair até que a tutela resolva a sua situação e assumam de uma vez por todas que houve erro na bolsa de colocação de professores.
"As portas do Ministério da Educação da Educação deviam ter encerrado às 20h00, conforme indica a placa com o horário de funcionamento à entrada do edifício, mas permanecem abertas com os professores dentro das instalações.

Em declarações à agência Lusa, Miguel Reis, um dos 18 professores que ainda estão no átrio do Palácio das Laranjeiras, em Lisboa, garantiu que não estão dispostos a sair «até o poder político decidir que está disposto a reconhecer um erro».

«Vamos continuar aqui até a situação mudar, até termos uma resposta positiva», reiterou, afirmando que a reunião que tiveram da parte da tarde com o secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, foi inconclusiva e que a tutela continua «inflexível». Não querendo admitir que horários anuais foram «disfarçados» de temporários na aplicação informática que compila as ofertas de horários, com o intuito de evitar pagar o mês de Agosto aos professores.

Miguel Reis, que além de professor desempregado é dirigente do Bloco de Esquerda e um dos dinamizadores de um movimento de professores desempregados que tem agido via redes sociais e participado em manifestações sindicais de professores, afirmou que o encontro com João Casanova de Almeida, que saiu directamente de um debate no Parlamento para se reunir com eles, teve «situações caricatas».

«Mostraram-nos uma folha com os motivos pelos quais se pediram horários temporários e em cerca de vinte por cento dos casos era aumento do número de turmas, o que é claramente uma razão para haver horários anuais. São estas situações obscuras que reforçaram as nossas suspeitas de que muitos horários anuais estão disfarçados de temporários», referiu.

Quando questionado sobre a compensação por caducidade de contrato a que o Provedor de Justiça já considerou que os professores que ficaram desempregados têm direito, o secretário de Estado «recusou responder, dizendo que se trata de uma questão política e que só falava de aspectos técnicos».

Os 18 professores que estão no Palácio das Laranjeiras vão dirigir convites aos deputados da oposição e aos dirigentes sindicais Mário Nogueira, da Federação Nacional dos Professores, e Carvalho da Silva, da CGTP-Intersindical, para se dirigirem também às instalações do Ministério.

A deputada do Bloco de Esquerda Ana Drago juntou-se ao protesto. «É intolerável que o ministro da Educação não tenha uma estimativa de quantos professores estão nesta situação e que não assuma as suas responsabilidades», criticou.

A Agência Lusa contactou o Ministério da Educação para saber qual a decisão da tutela, em relação à ocupação das instalações, que respondeu, através do Gabinete de Imprensa, «não dizer nada e não comentar».

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Professores Unidos Jamais Serão Vencidos!

   Aplaudo a atitude destes 20 colegas, se não bastar para que a gente se faça ouvir, uma vez que os sindicatos pouco ou nada “conseguem”.
   Apelamos a um acampamento de todos os professores lá para apoiar a iniciativa. Talvez se formos milhares lá acampados já os faça querer nos ouvir e impugnar as listas.

Nuno Crato no Parlamento

"Ministro da Educação garante que não vai contratar professores que não sejam necessários" (publicado in Lusa)


  Após ter sido questionado no Parlamento, Nuno Crato continua a afirmar que o ano lectivo arrancou com “normalidade”.
  O secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, garantiu que enquanto durou a segunda bolsa de colocações "foram lançados por todas as escolas, todos os dias, horários anuais e temporários".
  A atitude de negação de responsabilidades continuam, mediante os factos óbvios, as argumentações nunca mudam, tudo está a correcto.  
  Até quando?

Veja aqui o video.

   Comentário: "A gente já percebeu, aliás, sempre tivemos conhecimento claro e explicito da lei e do regulamento do concurso, o que não percebemos, nem agora nem nunca, é os directores terem afirmado que pretendiam horários anuais e aplicação apenas disponibilizou a opção de horários temporários. Duvido que, no momento em que os directores afirmaram essas informações aos professores, não estivem sóbrios e em perfeitas capacidades mentais para o fazer. Apenas queremos que seja resposta justiça relativamente aos falsos horários temporários. Senhor ministro quer queira, quer não, dessa pedra no sapato não se livra” Prof-Admin.

Professores Invadem Ministério da Educação


  Os professores entraram no Palácio das Laranjeiras, onde funciona o gabinete de Nuno Crato e recusam deixar as instalações enquanto não forem recebidos. São docentes que ficaram excluídos da segunda bolsa de recrutamento, cujos resultados foram conhecidos dia 19, gerando uma onda de indignação entre milhares de professores.
Docentes mais velhos queixam-se de que foram ultrapassados por colegas com menos tempo de carreira devido a irregularidades nos concursos da responsabilidade da tutela. O MEC já negou qualquer irregularidade.
  O ministro vai esta tarde, às 15 horas, prestar explicações na Assembleia da República, depois de ter sido chamado pelo PCP para um debate de urgência sobre este tema.

  Aguardamos pelo desfecho dos nossos colegas, é pena não se terem mobilizado mais professores, contudo é louvável este acto isolado. 
  Esperemos que o Ministro da Educação seja esmiuçado no parlamento.
  É com alguma ansiedade e expectativas que aguardamos os desenvolvimentos do dia de hoje.
  ùltima hora: Pelo até agora sabesse que o ministro garantiu que os professores irão ser recebidos e ouvidos. Aguardamos!

terça-feira, 27 de setembro de 2011

"O vira casacas!"

A procura de docentes é agora muito menor

Adalmiro Fonseca, Pres. Ass. Nac. Directores de Agrupamentos de Escolas Públicas, fala sobre colocação dos professores

 
  Engraçado o que uma reunião com o MEC pode fazer...
  Depois de ter prometido se aliar aos sindicatos para reparar os erros detectados nas listas de colocação, afirmando mesmo que os directores ao acederem à aplicação de pedido de horários, apenas conseguiam estipular para horários temporários, vai que o MEC o chama para um reunião e o decurso da história vira da noite para o dia.
  Segundo as manchetes dos jornais que intitulavam “Ministério e Directores chegam a um acordo”, o representante da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos veio logo contra argumentar que afinam tudo não passava de um erro de interpretação da lei.
  Para culminar além de chamar os professores de ignorantes face à lei (leis que conhecem de trás para a frente, melhor que qualquer passagem bíblica), agora vêm reforçar que a aplicação funcionou como sempre e que a diminuição de horários anuais se deve à menor procura de professores. Essa menor procura de professores devesse, por sua vez, à nova reorganização escolar e à contenção de custos.
  Caro senhor Adalmiro Fonseca, que tudo isto se deve à contenção de custos, já a gente sabe, só era escusado fazer "jogo sujo".
     Pena é que os directores se esqueçam que fazendo bem as contas do número de professores efectivos a leccionar, sejam na sua maioria professores contratados, sem nós as escolas não funcionariam de todo, e muitos de nós a trabalhar incertamente e precariamente, mas lá nos vamos sujeitando "pelo pão nosso de cada dia".
    Quanto ao senhor é de lamentar que para não sofrer represálias e/ou ser destituído do seu cargo, se tenha tornado um vira casacas.
   Mas enfim, antes milhares de professores no desemprego que o senhor!

O seu a seu dono!

  Todos se lembraram com certeza do caso da Educadora filha de um vereador da câmara que por "coincidência" ficou colocada numa escola onde outras colegas muito mais graduadas e com tempo de serviço ficaram excluídas.

  A coincidência foi tanto que a justiça foi feita e a educadora foi destituída do lugar.

  Haja alguma justiça!

Escola de Almancil anula concurso

O Agrupamento de Escolas de Almancil anulou o concurso em que foi colocada a educadora Isabel Santos Moreno, filha do vereador da Câmara de Loulé, Aníbal Sousa Moreno, após uma acção da Inspecção-Geral da Educação.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DGRHE - 3ª Bolsa de Recrutamento

   Ao longo do dia hoje, a DGRHE, lançará as listas de colocados da 3ª Bolsa de Recrutamento, tal como aconceceu nas BR's anteriores, estaremos atentos para publicar as listas e divulgá-las.
  Assim que as listas fiquem disponíveis atualizaremos este "post".   Boa sorte a todos!
   (Nota: Por lapso no cabeçalho das listas diz 2ª BR mas não são mesmo as listas da BR 3)
(continuaremos a actualizar as listas assim que disponíveis)
210 – Português e Francês (Blog Dear Lindo)
220 – Português e Inglês
260 – Educação Física (Blog Dear Lindo)
300 – Português (Prof-Admin)
310 – Latim e Grego
320 – Francês
330 – Inglês
340 – Alemão
350 – Espanhol (não há lista)
400 – História
410 – Filosofia
420 – Geografia (Prof-admin)
500 – Matemática (Blog Dear Lindo)
510 – Físico e Química (Blog Dear Lindo)
520 – Biologia e Geologia (Blog Dear Lindo)
540 – Electrotecnia
550 – Informática (Prof-admin)
560 – Ciências Agro-Pecuárias
600 – Artes Visuais
610 – Música
910 – Ensino Especial (Blog Dear Lindo)
920 – Ensino Especial
930 – Ensino Especial