quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Trabalhar faz mal...

Trabalhar muito faz mal à saúde

«Trabalha muitas horas por dia? Se sim, pense numa forma de diminuir a carga de trabalho: um novo estudo conclui que trabalhar demais aumenta substancialmente o risco de desenvolver depressão, independentemente do quão stressante é o trabalho.  »

Ora aqui está uma notícia interessante...quantas vezes com fichas para corrigir, trabalhos para programar, papelada borucrática da escola e testes para avaliar...idem idem...fora a vida pessoal...não vamos trabalhar apenas com 4 horas de sono...dias após dias...



Destaques do dia...

Madeira: Professores exigem explicações sobre cortes na educação

«O Sindicato dos Professores da Madeira exigiu esta terça-feira esclarecimentos sobre os cortes na educação previstos no plano de ajustamento financeiro da região, manifestando preocupação com o impacto das medidas na qualidade do ensino.
"Temos cortes anunciados através do plano de resgate financeiro para a educação e não temos nenhuma clarificação das entidades responsáveis, que nunca se dirigiram aos professores", afirmou a presidente do sindicato Marília Azevedo.»

Mau preságio para as vagas a concurso para o ano letivo 2012/2013...se no concurso dos Açores foi anunciado que íam abrir mais vagas, na Madeira tudo parece antever o contrário...

Professor agredido após expulsar aluna de sala de aula


«Um professor de matemática de 63 anos, que expulsou uma aluna da sala de aula por estar a perturbar a lição, foi agredido à frente da escola por alegados familiares da estudante do 6.º ano, disseram hoje fontes oficiais. »

Mais um caso de indisciplina lamentável...chamo ainda a atenção para a idade do colega...63 anos...acredito que políticos quando cheguem a essa idade até mantenham alguma jovialidade...mas nós professores que estamos diariamente no ativo sabemos bem o quanto é desgastante o nosso trabalho...se há pais com um filho que não têm paciência para ele o que há-de dizer os professores que levam com 30 numa sala e muitas vezes indisciplinados/insubordinados e sem respeito por ninguém.

«A Escola de Hotelaria de Fátima e a Escola Profissional de Ourém estão a enviar diariamente SMS aos encarregados de educação a comunicar a falta dos alunos.
"Verificámos que muitas vezes os encarregados de educação tinham conhecimento das faltas já tarde de mais e este sistema agiliza o processo e permite desde logo a devida correcção junto dos educandos", disse Francisco Vieira à Lusa.»

Aplaudo a ideia, já me aconteceu algumas vezes confrontar os pais com faltas dos seus educandos sem o seu consentimento...quando alunos não tentaram já falsificar a assinatura dos pais para dizer que estavam doentes e andar a vaguear em vez de ir às aulas...eu cá cato-as todas...he he...

Governo vai manter 301 centros Nova Oportunidades abertos até Agosto

«O Governo vai manter até agosto 301 dos 430 Centros de Novas Oportunidades existentes, garantindo aos formandos concluir os seus processos de certificação, indica um comunicado Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. »

Conselho das Escolas quer mais tempo para Português no 12º ano

«O Conselho das Escolas (CE) quer aumentar a carga horária de Português em 45 minutos no 12.º ano, devido à extensão e exigência do programa e aos resultados «cada vez mais baixos» nos exames nacionais.»



Ministério condenado a indemnizar

Ministério condenado a indemnizar professores sem contrato

Estado já perdeu cinco ações movidas por professores. Em consequência, poderá ter de indemnizar mais de 20 mil docentes

"Mais vale tarde do que nunca..."

Com a sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga, agora divulgada, já são cinco as decisões a condenar o Ministério da Educação. E as sentenças não abrangem apenas professores no desemprego mas também docentes que voltaram a ser recrutados pelas escolas depois do final dos seus contratos, o que eleva o potencial de indemnizações, a rondar os mil euros por caso, de alguns milhares para mais de 20 mil.
Em declarações ao DN, o especialista em direito do trabalho Garcia Pereira defendeu que os factos apreciados são os mesmos, o que significa que a partir de agora bastará aos docentes em situação igual dirigirem--se à tutela para reclamar a compensação. Outros juristas admitem, no entanto, que os processos não serão idênticos, até por estarem em causa valores diferentes. No entanto, atendendo a que prosseguem nos tribunais dezenas de processos, parece cada vez mais inevitável o fim deste braço de ferro com uma vitória do lado dos precários.