quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O fim da Formação Cívica...ou não!

«O CDS/PP mostrou-se hoje disponível para estudar uma alternativa à área de Formação Cívica, que o Ministério da Educação pretende eliminar.
O objectivo será o de garantir que os directores de turma possam ter horas integradas no currículo destinadas à resolução de problemas e conflitos dos seus alunos, indicou o deputado centrista Michael Seufert na recta final da audição pública sobre a revisão da estrutura curricular, que foi promovida pela comissão parlamentar da Educação.» in Público

Haja alguém com algum bom senso...
Numa altura em que a revisão da estrutura curricular faz temer a machadada final, com a redução aos "conhecimentos fundamentais"* e às "disciplinas essenciais"...isso não significa que se exclua uma disciplina fundamental ao desenvolvimento cívico dos alunos pois o seu fim conduzirá à desumanização da escola.
Quantos de nós não perdemos muitas vezes partes do nosso dia a advertir os alunos quanto ás suas atitudes/comportamentos, ou a incutir valores de espírito de grupo, cooperação e inter-ajuda entre pares? Confesso que no tipo de turmas com que me tenho deparado, dou mais tempo a debater essas questões de formação cívica do que os míseros minutos a que esta vêm definida no horário escolar de turma...Mais do que ensinar ou instituir conteúdos, é fundamental criar cidadãos com carácter e valores de cidadania.

Fome na Escola...

Crianças com fome na escola levam pais e educadores a criar petição

«Um grupo de pais e educadores iniciou uma petição onde exige um programa que permita às crianças tomarem o pequeno-almoço nas escolas, porque está a aumentar o número dos alunos que chegam diariamente aos estabelecimentos de ensino com fome. »

 A petição "Pelo Pequeno-Almoço na Escola" está disponível on-line.
Infelizmente eu mesmo constato isso na escola...muitos, mais do que desejava, são os alunos que me atrevo a afirmar que a única refeição que fazem por dia é mesmo na escola. Mesmo o lanche da manhã que os miudos trazem para comer, bem vejo quem às vezes a mochila vem vazia...Nos dias de hoje, fico contente pelo espirito de partilha que existe entre os meus alunos que partilham a comida com quem não trás...até eu levo uns quantos pacotes de bolachas ou deixo beber mais um pacote de leite escolar por aqueles que não bebem...por isso, participem nesta petição. Os miudos agradecem esse mimo.

"Programa 100%" aumentou procura de cantinas escolares

O 'Programa 100%' começou há um ano para atrair os alunos que "fugiam" das cantinas escolares e, segundo o Ministério da Educação, já fez subir em 10% o número de estudantes nos refeitórios.
O programa foi criado para "promover os refeitórios escolares através de uma fidelização dos alunos a este espaço, reduzindo a tendência de opção por outros espaços", explicou fonte do Ministro da Educação e Ciência (MEC), referindo-se à atracção que os jovens sentem pelos "estabelecimentos de restauração colectiva no espaço circundante à escola".

Pais estranham refeições cada vez mais baratas nas escolas

A Confederação de Associação de Pais estranha que os preços das refeições das escolas sejam cada vez mais baixos e pede aos pais para que estejam atentos ao que é colocado nos pratos dos filhos.
O presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Adalmiro Fonseca, acredita que a descida de preços é conseguida com cortes no pessoal contratado, mas "nunca com cortes na comida".

Até ver pelas escolas onde passo a comida até é boa e saudável aos alunos, se está mais barato, melhor porque infelizmente existem muitos pais que nem o pouco que custa as refeições, nos dias, de hoje consegue pagar.

Revisão da Estrutura Curricular

Desde que foi anunciada a proposta à revisão da estrutura curricular que foi sugerido a quem assim o entendesse contribui-se com os seus pareceres. Assim sendo, no site da Assembleia da República é possível ter acesso aos contributos/pareceres recebidos na AR sobre a revisão da estrutura curricular.
Esses documentos encontram-se on-line para consulta e, até Janeiro, as instituições que assim o pretenderem poderão enviar as suas sugestões.

Entretanto:

Revisão curricular tem sido "muito bem acolhida"

«O ministro da Educação, Nuno Crato, disse hoje, em Coimbra, que a proposta de revisão curricular do Ministério da Educação e Ciência (MEC), "a favor do reforço das disciplinas fundamentais", tem sido "no geral, muito bem acolhida".
"Não se trata de uma reforma", mas antes de um "ajustamento curricular", no sentido do "reforço das disciplinas fundamentais", como "História, Geografia, Físico-Química e Ciências Naturais", e da "redução da dispersão", precisou Nuno Crato.
"Não queremos mais uma grande reforma do ensino, queremos um reajustamento", através de "mudanças graduais e seguras", mas "sem grandes alterações", assegurou.
Embora a proposta governamental esteja a ser "bem acolhida", o MEC já recebeu "mais de 500 propostas, sobretudo de diretores de escolas", no sentido de proceder a alterações "pontuais", revelou o ministro, sustentando que este projeto se destina "aos jovens, aos alunos", para que fiquem "mais bem preparados para enfrentar a vida".
O Ministério vai continuar a receber sugestões até final de janeiro e o ministro prevê que o projeto final seja apresentado em março, de modo a "preparar atempadamente" a sua entrada em vigor "no próximo ano letivo". » (in Diário de Noticias)