sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sexta Feira 13 - Filme do Ano!

Filme do ano dedicado aos professores...

Debate da Revisão Curricular

Educação: ministro satisfeito com debate da revisão curricular
O ministro da Educação, Nuno Crato, e o presidente do Conselho de Escolas, Manuel Esperança, fizeram esta sexta-feira um balanço positivo da reunião com 400 directores escolares da Região de Lisboa e Vale do Tejo para debater a revisão curricular.
Do dito balanço os diretores manifestam vontade em manter a Formação Cívica.
«Chamem-lhe formação cívica ou outra coisa qualquer, mas aquele espaço que o director de turma tinha é fundamental para não estar a roubar tempo à sua disciplina com assuntos relacionados com a turma» que dirige.
O ministro Nuno Crato mostrou-se também sensível a este assunto e sublinhou que a consulta pública decorre num clima de diálogo e não numa perspectiva de cedências ou imposições.
Crato explicou que no geral os directores manifestaram-se de acordo com a proposta do Governo para reduzir a dispersão curricular.
O ministro frisou o reforço nas disciplinas de português, matemática, história, geografia, físico-química, ciências naturais e inglês.
«Estamos a concentrar o currículo nas questões essenciais e isso tem sido muito bem recebido pelos senhores directores», concluiu.


Lamentável é que ao frisar o reforço de algumas disciplinas queira aniquilar outras, no caso, a disciplina de EVT...



E ele a dar-lhe hem!

Relvas diz que emigração de jovens portugueses é 'uma perda' para Portugal
"A emigração de jovens quadros portugueses representa «uma perda momentânea» para Portugal, considerou o ministro Miguel Relvas, em entrevista ao semanário angolano O País, publicada na edição de hoje, na véspera da visita oficial de quatro dias a Angola.
«Representam sempre uma perda momentânea para o país de origem pois é 'inteligência' que está ao serviço de outras economias. É nossa motivação tudo fazer para criar as condições para que essa juventude e esses quadros possam regressar tão breve quanto possível», disse.
Instado a comentar o aumento do número de jovens quadros portugueses que optaram pela emigração, designadamente para Angola, Miguel Relvas opinou que se trata de «movimentos ditados pelas conjunturas económicas e sociais». "(in Sol)

Ai senhorrrr...dai-me paciência e um paninho para a embrulhar...a palavra do ano de Miguel Relvas é emigração a todo o custo...olhe...
EMIGRE você se anda com tanta vontade de passear...

Destaques do Dia

Grupo de professores contratados questiona ministro sobre caducidade de contratos
O Grupo de Protesto dos Professores Contratados e Desempregados (GPPCD) questionou hoje o ministro da Educação sobre quando paga aos docentes a compensação pela caducidade dos contratos, recomendada pelo Provedor de Justiça.
Cinco professores do grupo concentraram-se hoje à porta da Reitoria da Universidade de Lisboa à espera do ministro Nuno Crato, que chegou cerca da 10h30 para um conjunto de reuniões com directores de escolas de todo o país, no âmbito da discussão pública da proposta de Revisão da Estrutura Curricular dos 2.º e 3.º ciclos dos ensinos básico e do secundário.
À chegada do ministro, os professores desenrolaram uma faixa com a inscrição 'Emigra tu' e colocaram-lhe a pergunta sobre porque «recusa atribuir aos professores a indemnização pela caducidade do contrato a que legalmente todos os trabalhadores têm direito».
«Estamos aqui cinco pessoas, fazemos parte do Grupo de Protesto dos Professores Contratados e Desempregados e viemos novamente perguntar ao Sr. ministro da Educação quando é que paga aos docentes que estão à espera da compensação pela caducidade dos contratos a que temos direito», disse Belandina Vaz.
Contudo, o ministro da Educação não fez qualquer comentário à pergunta colocada pelos professores.

Turmas de adultos com menos de 12 alunos têm de abandonar escolas públicas
A partir de agora, as turmas dos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) em funcionamento nas escolas públicas não poderão permanecer nestes estabelecimentos se o número dos seus alunos ficar reduzido a um número inferior a 12.(in Público)

Escolas vão poder ficar com as receitas que conseguem gerar
O ministro da Educação, Nuno Crato, e o presidente do Conselho de Escolas, Manuel Esperança, fizeram hoje um balanço positivo da reunião com 400 directores escolares da Região de Lisboa e Vale do Tejo para debater a revisão curricular. No encontro, foi anunciado que as receitas das escolas ficarão nos estabelecimentos de ensino.(in Público)

Refeições de milhares de alunos em risco por falta de pagamento
As refeições de milhares de alunos estão em risco de ser suspensas porque as autarquias estão sem dinheiro para pagar aos fornecedores, que, nalguns casos, não recebem há um ano, alertou a Associação Nacional de Municípios. (in JN)

Alunos do Recorrente perdem privilégio no acesso ao Superior
O Governo aprovou, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros, a obrigatoriedade de os alunos do ensino recorrente fazerem os mesmos exames que os colegas da via normal do secundário, se pretendem concorrer ao Ensino Superior. (in JN)

Queixa ao Provedor da Justiça

Queixa ao Provedor de Justiça
Corte nos Subsídios - Férias e Natal
- Minuta -
(Em anexo: SPZCentro - Comunicado - Minuta/Queixa ao Prov. Justiça - 11/Janeiro/2012)

Pela nossa profissão - AOS PROFESSORES

Apelo a todos os professores de EVT e não só…
Nós fazemos um apelo a toda a classe docente para se juntar aos professores de EVT na sua luta em apoiar o nosso movimento na página do Governo…


É  muito simples basta aceder à página




Para nos apoiar a seguir terão que fazer Login (situado no canto superior direito), não precisam de se registar e podem aceder através do vosso facebook.
Ao registarem-se tem que aceder à vossa conta mail para ativar o vosso registo.
Uma vez feito o login vão ao menu O UM MOVIMENTO – VER MOVIMENTOS
Procuram “O movimento de APEVT”




Na banda lateral direita tem os movimentos mais votados e lá encontra-se “O movimento de APEVT” e clicam em apoiar…


A TODOS OS PROFESSORES apelamos para nos apoiarem…


Hoje pelos professores de EVT amanhã pelos professores de outros grupos de recrutamento…isto é uma luta de todos e não de apenas um grupo de recrutamento…hoje somos nós amanhã podem ser vocês no nosso lugar…


Obrigado




Em caso de duvida podem sempre ver o video explicativo: