terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Professora...em maus lençóis...

Não acho que os meios justifiquem os fins...mas...

Cem mil euros levam professora ao crime

O salário de professora e os rendimentos do ex--marido, um agente da PSP, garantiam a Maria Rosário Poças uma vida desafogada. O divórcio, há dois anos, trouxe mais despesas e um aglomerado de dívidas – mais de cem mil euros. Desesperada, a professora primária no agrupamento de escolas Dom Francisco Manuel de Melo, na Amadora, lançou-se no mundo do crime. Está presa em Paris, desde segunda-feira, depois de ter sido detida, em flagrante delito, no aeroporto, quando transportava cerca de um quilo de cocaína, vinda da Colômbia.
Um responsável da Direcção--Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas em França garantiu ao CM que Maria do Rosário, 50 anos, assumiu logo às autoridades a droga que trazia na bagagem. "Fomos contactados pela polícia do aeroporto de Orly, que a tinham sob detenção. Quarenta e oito horas depois foi levada a um juiz, que confirmou a prisão", disse. A professora está no estabelecimento prisional de Fleury Mérogis . Os familiares, sobretudo as duas filhas, estão desesperados.

"DEIXOU DE SER VISTA NA RUA HÁ MUITO TEMPO"

Os vizinhos de Maria do Rosário estão perplexos com a detenção da professora, mas sabiam que, desde o seu divórcio, as dívidas eram a sua grande preocupação . "Quando estava casada ela era uma mulher feliz, vivia bem, mas depois do divórcio fechou-se mais em casa. Queixava-se que não tinha dinheiro para viver e, ultimamente, estava de baixa", disse ao CM um vizinho. Outros amigos contactados pelo nosso jornal disseram que "adorava trabalhar com crianças, mas ultimamente não tinha vontade para fazer nada". Ao que o CM apurou, a docente tinha confidenciado a um amigo que estava a pensar ir à Colômbia buscar a droga e que isso lhe traria muito dinheiro. Foi apanhada e vai aguardar julgamento presa. 

Modelo de Concurso FNE

Publicado no Blog do Dear Lindo:

A FNE entregou ao MEC um documento de princípios para uma alteração ao modelo de concursos atualmente existente. Este documento antecipa uma possível revisão do modelo de concursos que pode ocorrer logo que termine a revisão do modelo de gestão.
A FNE constrói este documento apresentando 21 grandes princípios que vão num bom sentido.
Faz bem a FNE antecipar o debate sobre o modelo de concursos de forma que para 2012/2013 não aconteçam as trapalhadas que este ano letivo existiram. (veja o documento)

Tabelas de Retenção

No blog do Ad Duo:
 
Foi publicado em suplemento do Diário da República o Despacho n.º 2075-A/2012, que aprova as tabelas de retenção na fonte para 2012. Consultem o bolg para saber mais.
 
 

Destaques do dia...

O dia foi longo mas aqui ficam os destaques do dia:

Contratados sem subsídios

«Uma nota informativa enviada às escolas, pelo Gabinete de Gestão Financeira do Ministério da Educação e Ciência, está a gerar controvérsia. A nota esclarece que o pessoal que terminou contrato até 31 de Dezembro de 2011 "tem direito ao subsídio de férias relativo ao período em que exerceu funções em 2011". Quem terminou contrato a 1 de Janeiro de 2012, ou após esta data, "fica abrangido pela suspensão do pagamento dos subsídios de Férias e Natal". » O que a diferença de um dia pode fazer antes de 2012 e depois de 2012...ao que chegamos...

BE quer pequeno-almoço gratuito no ensino obrigatório

«O Bloco de Esquerda apresentou no Parlamento uma iniciativa legislativa para garantir um pequeno-almoço gratuito nas escolas aos alunos que frequentam o pré-escolar e a escolaridade obrigatória, revelou hoje o líder da força política.
"Na escola pública, um pequeno-almoço custa 50 cêntimos e há dezenas de milhares de crianças, cujas famílias estão atingidas pela pobreza, que chegam à escola sem comer", alertou Francisco Louçã.»

Universidade do Porto introduz ferramenta digital de detecção de plágio 

«A Universidade do Porto começou a utilizar uma ferramenta digital de prevenção de plágio, que permite detetar material reproduzido apoiada em bases de dados internacionais, disse hoje à Lusa a responsável operacional.» Será que esta ferramenta também se aplica aos professores? Ou é só para alunos? Ei cá acho bem se também se aplicar aos professores universitários...xiii acho que o sistema vai brecar...