segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Professor do 1º ciclo para Bruxelas

Hoje foi editado em Diário da República um aviso concursal para preenchimento de um Professor do 1º ciclo em Bruxelas, sendo ele, Aviso n.º1792/2012.

De entre os pontos que o constitui, destaca-se:

  • a colocação é feita em regime de destacamento, renovável com o limite máximo de nove anos;
  • Poderão se inscrever docentes do 1º ciclo do ensino básico, de nacionalidade portuguesa, licenciados, prtencentes aos quadros, em exercicio de funções com turma atribuida no presente ano letivo, que possuam pleo menos cinco anos de efetivo exercicio de funções docentes e bons conhecimentos de língua oral francesa;
  • o concurso tem a duração de 20 dias úteis a publicação do presente aviso.
Aos interessados aconselhamos a leitura atenta de todos os pontos e, principalmente, dos requesitos agregados à inscrição.

Missão Cavaco Silva

Afinal eis aqui o jogo "Missão Cavaco Silva":


(demora um pouco a abrir)

Porque não?!

Porque não criar uma petição? Com tantas que se cria, porque é que os sindicatos de professores e organizações não criam uma que nos dê a voz? hum...Fica aqui o exemplo...


"O concurso de docentes para o próximo ano letivo está quase a chegar e o Ministério da Educação e da Ciência têm vinculado a mensagem de que vai alterar os tramites do processo de concurso, mas ainda se desconhecem quais os contornos de tais alterações.

Desde os últimos acontecimentos aquando das colocações de professores para o presente ano letivo e posteriores Bolsas de Recrutamento polémicas, assim como, Contratações de Escola com critérios dúbios, eis que surge esta petição para que se crie um sistema justo que não prejudique e descrimine os professores que têm vindo a ser alvo de grandes injustiças e, consequentemente, prejudicados pelas reconduções e pelas ofertas de escola “feita à medida”.

Se é para mudar então que criem um novo sistema de concurso de docentes contra a descriminação através de critérios dúbios e em que a antiguidade dos professores e o seu profissionalismo não seja menosprezado por medidas economicistas levando a estes serem ultrapassados por recém licenciados e/ou a contratos de precariedade.

Assim sendo, apelamos para um concurso de docentes em que:

·         Se a necessidade do horário for anual seja identificada como tal (ex.: quando as vagas surgem por mobilidade, reforma, aumento de turmas, etc…, pois vimos muitas ofertas catalogadas de aumento de turmas para horários temporários, e todos sabemos bem que quando há aumento de turma esta necessidade mantém-se o ano letivo inteiro);

·         O fim das reconduções, que favorece professores perante colegas com mais tempo de serviço;

·         A criação de critérios nacionais e universais para as ofertas de escola, pois a escolha de critérios como “Já lecionou no agrupamento” é um acto de descriminação e má fé perante colegas com mais tempo de serviço que têm vontade e empenho em trabalhar nessa mesma escola;

·         Contra a autonomia das escolas na escolha dos “melhores professores” que o ministro Nuno Crato evocou, esse seria o descalabro da descriminação por parte das escolas na contratação de professores que podendo até ter mais tempo de profissionalização e melhores habilitações para os mesmos cargos se veriam ultrapassados por outros colegas por uma questão de “interesses ou amizades”.

Queremos um concurso onde:

·         a lista de ordenação seja respeitada, assim como os critérios de ordenação se cinjam à graduação académica, ao tempo de serviço, idade;

·         Os pontos oriundos de avaliações de desempenho sejam retirados (os contestados e vergonhosos asteriscos) uma vez que advém de avaliações de docentes incoerentes e controversas;

Por um concurso viável e justo.

Manifestação em MASSA

Fenprof convoca Conselho Nacional e prepara caderno reivindicativo

A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) vai reunir o Conselho Nacional para aprovar um caderno reivindicativo, prometendo, desde já, uma "grande participação" na manifestação nacional de sábado contra o "empobrecimento dos portugueses".
Na sequência da reunião do secretariado nacional, no final da semana passada, a maior estrutura sindical de professores anunciou esta segunda-feira uma vigília contra o desemprego e a precariedade junto às instalações do Ministério da Educação e Ciência (MEC), na avenida 5 de Outubro, em Lisboa.
A iniciativa terá início às 15h00 do dia 24 e prolongar-se-á até às 12h00 do dia seguinte.
No dia 10 de Fevereiro, data em que o Governo deverá enviar aos sindicatos as suas propostas para alterar o modelo de gestão das escolas, a FENPROF promove uma conferência sobre autonomia e gestão escolar, com um especialista da Universidade do Minho e elementos de órgãos de gestão das escolas.
Em comunicado, a FENPROF diz também que vai solicitar ao MEC uma reunião para exigir "medidas concretas" que previnam a indisciplina e punam a violência em espaço escolar ou exercida sobre os docentes.
O futuro dos Centros Novas Oportunidades (CNO) está também na agenda da federação, bem como o Ensino do Português no Estrangeiro (EPE).
O Conselho Nacional reune-se nos dias 9 e 10 de março.
A intenção é, "face à gravidade da situação que vive o nosso país e os seus impactos muito negativos na Educação, aprofundar o debate político sobre o problema e aprovar uma resolução sobre a acção reivindicativa que constitua "um verdadeiro caderno reivindicativo dos professores, educadores e investigadores", lê-se no texto do comunicado da FENPROF.

Onde está o sentido de Humor Sr. Presidente?

"Missão Cavaco Silva": jogue online e ajude o Presidente a ter dinheiro

Depois das polémicas declarações de Cavaco Silva sobre as dificuldades em conseguir pagar as suas despesas, um jogo online já permite ajudar o Presidente da República a juntar mais uns trocos.         
Um jogo online para ajudar o Presidente da República a reunir dinheiro. Esta é a mais recente paródia resultante das polémicas declarações de Cavaco Silva sobre as alegadas dificuldades que confessou ter para fazer face à despesas.
No jogo, intitulado "Missão Cavaco Silva", o objetivo é fazer o Presidente da República apanhar o máximo de dinheiro que vai caindo do céu. Isto no espaço de um minuto. No entanto, se em vez de notas (ou objetos valiosos) forem recolhidas moedas, o jogador é penalizado: Cavaco Silva fica imobilizado durante alguns segundos, de rosto vermelho, furioso.


Bora lá todos experimentar!
Até o faríamos se a liberdade de expressão não fosse censurada..sim censurada...pois o jogo foi removido...ao que chegamos...