quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Análise

Notícias de hoje:

Aumenta insucesso escolar 

Queda das taxas de emprego penalizou mais os licenciados

Portugueses mais qualificados mas com maior insucesso escolar

Dá que pensar não é verdade?!...

Fica aqui alguns cartoons animados...afinal de contas o que faz falta é animar a malta!


 1º causa do insucesso...fazerem perguntas difíceis demais...
2º falta de emprego, abre precedentes na caça ao excesso de licenciados...
3º licenciatura igual a desemprego, desemprego igual a exclusão social pelas entidades empregadoras
cada vez mais nos dias de hoje quando dizemos sou "licenciado" somos alvo logo de uma reprovação pelas entidades empregadoras...

 4º a nova geração de "mendigos" / "sem-abrigo"

5º a SOLUÇÃO: "É uma questão de memorização"



Estado da Educação 2011

"O Conselho Nacional de Educação publicou, pelo segundo ano consecutivo, o Relatório "Estado da Educação 2011 - A Qualificação dos Portugueses".
Trata-se de um retrato da Educação em Portugal, do pré-escolar ao ensino superior, com especial incidência na problemática da qualificação.
O EE 2011 mostra a evolução da qualificação dos portugueses, sobretudo no decurso da última década, identifica avanços, problemas e desafios e apresenta recomendações dirigidas às autoridades educativas."

Para uma leitura mais atenta consulte a página aqui... (É sempre bom para quem sofre de insónias e quer ter uma ideia lúcida do estado do ensino nos últimos dez anos).


Educação perdeu 20 Mil Professores

Desde 2006, quando o concurso para quadros deixou de ser anual, é este o saldo entre entradas e saídas no sistema. Este ano 3361 já pediram a reforma.

Em seis anos o sistema educativo perdeu 19.976 professores no ensino básico e secundário. Este é o resultado líquido que deriva da diferença entre admissões e saídas de efectivos. Desde 2006 - ano em que foram alteradas as regras de concurso de admissão aos quadros - pediram a reforma 23.469 docentes e entraram para os quadros, de escola e de zona pedagógica, apenas 3.493. Segundo um levantamento feito pelo Diário Económico com base nas publicações mensais do Diário da República, temos portanto uma quebra de perto de 17% no universo de 120 mil docentes em exercício.
Número que os sindicatos dizem ter um impacto forte no sistema e que prova que "não há nenhum excesso de professores nas escolas", como sublinha o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira. Além disso, os sindicatos encontram nestes números a resposta às declarações de Pedro Passos Coelho, que há quatro dias atrás aconselhou a emigração como alternativa aos docentes excedentários, lançando a polémica no sector.
Com a saída de docentes, João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional de Educação (FNE), sublinha que as escolas "têm vindo a perder estabilidade porque funcionam cada vez mais com professores contratados". (in Económico) 

É bom ter a noção das contas... é caso para ficarmos alarmados uma vez que mediante a troika tem que se reduzir para o ano 380 milhões na educação… isso representará quantos mais milhares de professores excluídos? Hum… (Prof-admin)

"Emigra TU"

Cerca de uma dezena de professores gritou "Emigra Tu" a Passos Coelho

"Cerca de uma dezena de professores gritou esta quarta-feira "Emigra tu" à porta da residência oficial do primeiro-ministro em protesto pelo facto de Passos Coelho ter sugerido aos docentes a emigração como solução para a falta de emprego." (in Correio da Manhã)

Novos Horários

Ao fim de alguns dias, semanas, a DGRHE comunicou às escolas a abertura da aplicação, hoje, para procederem ao pedido de novos horários.
Isto significa que os horários para a saída da BR13 já estão a ser mencionados na aplicação.
Agora é só esperarmos uma vez que a candidatura acaba no dia 27 de Dezembro...provavelmente nos dias que se seguem uma lista sairá...
Já se encontram alguns horários na aplicação, consultem-nos...
Estejam atentos pois alguns de nós poderão ainda receber uma boa prenda de Natal atrasa ou uma prenda recheada de boas novas para o novo ano que se avizinha.
A todos que estão no mesmo barco que nós...Boa Sorte!