quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Socrates - Aprovado ou Não Aprovado!

Magistrada questiona notas de Sócrates

"A vida académica do ex-primeiro-ministro José Sócrates na Universidade Independente foi ontem objecto de várias perguntas do colectivo de juízes, presidido por Ana Peres, no julgamento que decorre no Tribunal de Monsanto. No processo há 23 arguidos acusados de vários crimes, como corrupção e burla." (Correio da Manhã)

Nem sei o porquê da dúvida! Aposto que foi o melhor aluno do ano…com direito a foto no quadro de honra…será que é desta que se destapam as verdades?


Um problema de Memória diz o MEC


Ministro defendeu treino da memória

"O discurso do ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, anteontem, na apresentação da revisão da estrutura curricular, causou celeuma junto dos parceiros da educação. "O ministro destacou a importância do treino da memória. O que importa é os alunos memorizarem e nas provas debitarem o que aprenderam", revelou ao CM o presidente de uma associação de professores."

Eis que quando se pensava que já se tinham diagnosticado todos os problemas na nossa geração, se faz uma nova redescoberta…O problema dos nossos alunos é a MEMÁRIA, segundo o ministro da educação claro.
Pergunto não será traumatizante para os nossos meninos exigir que eles memorizem tudo? E então o espaço para os saberes deles de alta importância, como os jogos da PSP, os resumos das séries dos morangos, das telenovelas e dos realty shows? Haverá espaço na memória RAM dos nossos alunos para as memórias diárias deles se memorizarem todo o programa curricular de todas as disciplinas?
Mas estarei errado ou o ensino não é a ferramenta de qualificar futuros cidadãos activos e integrados numa sociedade capazes de raciocinar? Ou estamos a entrar numa nova era Escolar em que os alunos além de um número matemático numa equação são agora “super máquinas”, robot’s mecânicos que memorizam conteúdos para depois os debitar em provas escritas, já agora ponto por ponto vírgula por vírgula…
E que tal instituir um ensino que os obrigue a pegar nas ferramentas do programa e fazê-los pensar, interpretar, entender e perceber Como e o Porquê das coisas?
É que cá para nós senhor ministro, memorizar e debitar na linguagem dos alunos chama-se….CÁBULAS. E diga-se de passagem, as técnicas têm tido uma evolução sobrenatural, diria mesmo que nesse campo já os nossos alunos são mestres super dotados…
Mais uma vez nós é que devemos estar errados por considerar que as aprendizagens são para serem apreendidas e compreendidas, porque para ter alunos super que decoram tudo para me vomitar num teste e depois eu lhes pergunto para explanar o porquê e não sabem responder ou apenas respondem aquilo que decoraram…então tenho de ir tirar uma pós-graduação/mestrado ou curso de formação em robótica para saber qual a maneira mais eficaz de introdução de memória nos meus alunos…enfim! Uma questão de Memória RAM senhor ministro!