Ministro defendeu treino da memória
"O discurso do ministro
da Educação e Ciência, Nuno Crato, anteontem, na apresentação da revisão da
estrutura curricular, causou celeuma junto dos parceiros da educação. "O ministro destacou a importância do
treino da memória. O que importa é os alunos memorizarem e nas provas debitarem
o que aprenderam", revelou ao CM o presidente de uma associação de
professores."
Eis que quando se pensava que já se tinham diagnosticado
todos os problemas na nossa geração, se faz uma nova redescoberta…O problema
dos nossos alunos é a MEMÁRIA, segundo o ministro da educação claro.
Pergunto não será traumatizante para os nossos meninos
exigir que eles memorizem tudo? E então o espaço para os saberes deles de alta importância,
como os jogos da PSP, os resumos das séries dos morangos, das telenovelas e dos
realty shows? Haverá
espaço na memória RAM dos nossos alunos para as memórias diárias deles se
memorizarem todo o programa curricular de todas as disciplinas?
Mas estarei errado ou o ensino não é a ferramenta de
qualificar futuros cidadãos activos e integrados numa sociedade capazes de raciocinar?
Ou estamos a entrar numa nova era Escolar em que os alunos além de um número
matemático numa equação são agora “super máquinas”, robot’s mecânicos que
memorizam conteúdos para depois os debitar em provas escritas, já agora ponto
por ponto vírgula por vírgula…
E que tal instituir um ensino que os obrigue a pegar nas
ferramentas do programa e fazê-los pensar, interpretar, entender e perceber Como
e o Porquê das coisas?
É que cá para nós senhor ministro, memorizar e debitar na
linguagem dos alunos chama-se….CÁBULAS. E diga-se de passagem, as técnicas têm
tido uma evolução sobrenatural, diria mesmo que nesse campo já os nossos alunos
são mestres super dotados…
Mais uma vez nós é que devemos estar errados por considerar
que as aprendizagens são para serem apreendidas e compreendidas, porque para
ter alunos super que decoram tudo para me vomitar num teste e depois eu lhes pergunto
para explanar o porquê e não sabem responder ou apenas respondem aquilo que
decoraram…então tenho de ir tirar uma pós-graduação/mestrado ou curso de
formação em robótica para saber qual a maneira mais eficaz de introdução de memória
nos meus alunos…enfim! Uma questão de Memória RAM senhor ministro!