segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Revisão da Estrutura Curricular

Hoje o ministro da educação apresentou a revisão da estrutura curricular para o 2º, 3º ciclos e secundário fica aqui a nova proposta para análise…

Estrutura Curricular (clique para consulta)

"O Ministério da Educação e Ciência apresentou hoje às sociedades científicas, associações profissionais e Conselho de Escolas, a proposta-base da Revisão da Estrutura Curricular, dando assim início a um período de consulta pública. Na sequência dos ajustamentos efectuados em Julho de 2011 na organização curricular dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, concretizados no Decreto-Lei 94/2011, de 3 de Agosto, pretende-se agora ir mais além, concretizando medidas que ajustam os currículos às necessidades de um ensino moderno e exigente, tendo em vista uma melhoria dos resultados escolares dos nossos alunos e uma gestão racional dos recursos.
O Ministério da Educação e Ciência está ciente de que o processo em curso é decisivo para o futuro da educação em Portugal e só pode ser concretizado com o empenho e a dedicação dos professores, dos alunos, dos encarregados de educação e de toda a comunidade educativa. Neste sentido, é crucial que todos os envolvidos no processo educativo estabeleçam diálogo e contribuam para a criação de consensos que garantam a melhoria da qualidade do ensino, a fim de, através da racionalização dos recursos existentes, sem precipitações, preparar o Futuro.
Os contributos referentes a esta consulta pública poderão ser enviados, até dia 31 de Janeiro, para revisao.estrutura.curricular@mec.gov.pt." (in site do MEC)

Listagem dos Aposentados e Reformados - 2012

Fica AQUI a lista dos aposentados e reformados para 2012.

Alguns comentários: no geral, é giro ver os valores atribuídos a algumas pessoas, mais em particular para os aposentados e reformados no sector da Educação, dá para perspectivar algumas possivéis ofertas que poderão advir quer na ultima bolsa de recrutamento em Dezembro quer em futuras ofertas de escola...fiquem atentos...

Insólito!

"Vereadora da Câmara de Almeirim invade salas de aula e ameaça crianças"

"A vereadora da educação da Câmara Municipal de Almeirim invadiu três salas de aula do novo centro escolar das Fazendas de Almeirim para acusar três crianças, com 5, 7 e 9 anos, de contarem mentiras em casa sobre a comida que lhes é servida na escola.
Os pais dizem-se “incrédulos” e “indignados” com a atitude de Maria Emília Moreira, que consideram um “inaceitável abuso de poder” e não colocam de lado a hipótese de apresentar uma queixa-crime contra a eleita no Ministério Público.
Este caso começou numa palestra sobre alimentação saudável promovida pela Câmara, no dia 18 de Outubro, quando, no período reservado ao debate, três encarregados de educação começaram a fazer algumas perguntas à nutricionista sobre os alimentos que devem ou não ser incluídos nas ementas escolares.
Uma vez que as queixas em relação à qualidade da alimentação servida neste agrupamento já vêm de trás, a vereadora sentiu-se atacada e decidiu ela própria responder aos pais, o que gerou um grande mal-estar e uma troca de palavras mais acesa, dentro do auditório." (O Ribatejo) Ler mais...

Prof-Admin: No Coment...

Ouvidos Moucos

Após um interregno forçado, eis que estamos de volta, não podíamos deixar de expressar o nosso desalento por ver toda a polémica se dissipar de uma forma tão vil e a opressão para silenciar tudo e todos continua…
Ficou no esquecimento o golpe baixo de contornar a lei quanto aos supostos horários temporários…
É de lamentar o rumo que a postura do ministro da educação, no tempo da outra senhora ou das outras senhoras, fez suar uma voz de esperança e agora que passou para o outro lado vestiu a mesma pele de cordeiro em pele de lobo e faz ouvidos moucos tal qual como outrora tanto ele criticava em quem assumia a pasta da educação.
É caso para se voltar aos clichés: “Mudam-se os ministros e as casacas também!”, para não variar ministro muda tudo sem ouvir quem está no "terreno" ou pior sem consultar pelo menos a opinião de quem dá a cara pelas reformas e currículos publicados pelos senhores ministros da educação.
Quanto aos sindicatos é caso para relembrar  que comem todos à mesma mesa e, mais uma vez, lamentam-se, empurram uns para os outros e o que fazem? NADA...prova disso foi toda a polémica de Setembro e as greves no que deu? Em nada e onde estavam os sindicatos? A iludir as pessoas que é o que fazem, quando a polémica surge, lá está o sindicato com as suas manobras para distrair os professores com campanhas enganadoras e o que realmente importa é abafadinho pela porta do cavalo...Típico!.. é por isso que andar a pagar cotas em sindicatos eu digo "NÃO OBRIGADO", prefiro dar esse dinheiro à Abraço/ Banco Alimentar/ ou uma outra qualquer instituição de ajuda social.

Nuno Crato ignora sindicatos na revisão dos currículos

"O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, deixou os sindicatos de professores fora da apresentação da proposta de revisão curricular que terá lugar hoje em Caparide (Cascais) e que poderá levar ao despedimento de milhares de docentes. O Governo convidou dezenas de representantes de associações de docentes, sociedades científicas e directores de escolas, mas não os sindicatos." (Correio da Manhã)

Professores contra estatuto

"Os sindicatos dos professores rejeitaram ontem a versão apresentada pelo Ministério da Educação e Ciência, do projecto de decreto-lei de alteração ao Estatuto de Carreira Docente (ECD)."