quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Ver movimentos :: O Meu Movimento :: Governo de Portugal

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Propinas Ensino Superior

No dia de hoje surgiram notícias na imprensa de que o valor das propinas iria ultrapassar os mil euros e/ou subir...

MEC vem desmentir através do portal do governo:

PROPINA MÁXIMA MANTÉM VALOR

"O Ministério da Educação e Ciência esclarece que nem o Governo nem as instituições de ensino superior aumentaram o valor da propina máxima do ensino superior público para o próximo ano letivo.
A alteração anual do valor dessa propina máxima resulta da simples aplicação do índice de preços no consumidor do Instituto Nacional de Estatística, conforme a Lei de Bases do Financiamento do Ensino Superior de 2003."

Mais alunos...SIM! Super Professor!

Verdes querem que ministro mostre estudos que indicam que mais alunos por turma é melhor

"Os Verdes criticaram hoje o aumento do número de alunos por turma pretendido pelo Governo, exigindo que o ministro da Educação mostre os estudos que sustentam a tese de que ter mais alunos beneficia a aprendizagem."



Um estudo real:

«No último ano lectivo tive uma turma de 21 alunos constituída por:

· 3 alunos alíneas a), b) e d) do Dec.-Lei n.º3/2008, do 4º ano;
· 5 alunos alínea e) do dec.-Lei n.º3/2008, nível de aprendizagem 1º ano, no qual trabalhava o método das 28 palavras;
· 3 alunos cuja língua materna não era o português (chineses), sendo que dois alunos era o segundo ano a aprender o português e 1 estava a acabar de chegar a Portugal, não sabia nada de nada;
· dos restantes 10 alunos, 5 realmente eram bons e estavam ao nível do 4º ano, os outros...melhor nem especificar como é que adquiriram no ano transacto as competências mínimas para progredirem...e 2 alunos tinham ficado retidos;
· aliado a estas características, era uma turma destruturada, isto é, os alunos tinham sido retirados das suas turmas de origem (os professores não quiseram continuar com eles); ao nível do comportamento classificados da pior turma (pudera eram os restos todos os juntos);

Foi um ano longo a dirigir uma turma do 4º ano com provas de aferição, matéria para dar de vários níveis na mesma sala com adaptabilidade às suas dificuldades, chegando por vezes diariamente ter cinco tipos diferenciados de fichas e tarefas para leccionar...mas...
Conclusão:
· 3 alunos (chineses) foram os melhores da turma, mesmo a Língua Portuguesa que tiveram A e B nas provas de aferição, e o aluno pela primeira vez a aprender o português só no 1º período aprendeu a matéria toda de 1º ano através do método das 28 palavras;
· 5 alunos alínea e) ...entre medicação, ataques (epilepsia), comportamentos desviantes e anormais (deficiência cognitiva), lá cumpriram com o seu PEI satisfatoriamente;

· 3 alunos alíneas a), b) e d), consegui que um deles tivesse C nas provas de aferição os outros D;
· Dos restantes alunos "normais" do 4º ano andou na média entre C e D;
Isto foram os resultados estatísticos que tanta importância têm para o ministério da educação, mas falta, a meu ver o mais importante:
· Unifiquei a turma;
· Diariamente me vi envolvido entre conflitos de comportamentos desajustáveis e desviantes entre pares na turma e tive que ter mão firme;
· Canseira diária em adaptar e elaborar material pedagógico para as diferentes necessidades e dificuldades dos meus alunos;
· Consegui incutir o respeito por mim enquanto professor e o respeito entre pares através do lema "Para ser respeitado tenho que saber respeitar o outro"
· Muitas vezes acordei cansado, sem vontade de sair da cama, mas nada que um café, acabado de chegar à escola, não me fizesse encarar os dias "Eles são duros e teimosos mas não mais do que eu";
Eram 21 alunos...se fossem 30...30 seriam e com mais perfis complicados de certeza...eu não acredito que com casos destes na mesma turma o próprio Nuno Crato conseguisse matematicamente desenvolver uma formula eficaz...mas até o desafio a pelo menos tentar...
No fim ficou a saudade, a consciência do dever cumprido, a satisfação (não a nível estatístico nem curricular) de ouvir deles o Obrigado, sem nunca de inicio ter agarrado neles com essa intenção...para eles fui o Super Professor...mas na verdade vim com a medalha de cortiça para casa...
Para o Ministro da Educação sou só mais um Professor Contratado, alvo a abater através das reduções...e ao fim de dez anos...desempregado, devido a manobras economicistas...
Fica apenas, a vontade de regressar aos meus alunos, à minhas escola, fazer aquilo que nunca ninguém me ensinou na minha licenciatura...Ser O Super Professor...» (anónimo)

"Depois deste caso só resta dizer venham mais alunos...isto sim ensino de qualidade...quantos mais melhor...mas só se for na luta contra o Ministro da Educação...aí sim sr.º Nuno Crato, quantos mais melhor..."Prof-Admin

262 contributos para a Reorganização Curricular

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA JÁ RECEBEU 262 CONTRIBUTOS PARA A REVISÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR


«Ao todo são já 262 os contributos que chegaram ao Ministério da Educação e Ciência em resposta ao apelo lançado para debater a proposta-base da Revisão da Estrutura Curricular dos 2.º e 3.ºciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. A proposta foi apresentada às sociedades científicas, associações profissionais e Conselho de Escolas a 12 de dezembro, está disponível no portal do Governo e encontra-se em período de consulta pública até 31 de Janeiro.
Este número foi hoje avançado pelo Ministro Nuno Crato em sede de Comissão Parlamentar de Educação, Cultura e Ciência. Na apresentação foi reforçado que um dos objectivos desta revisão será a redução da dispersão curricular. Nuno Crato adiantou ainda que já foram analisados 230 destes contributos. As sugestões podem ser enviadas até dia 31 de janeiro para o endereço de correio electrónico revisao.estrutura.curricular@mec.gov.pt

Esta informação foi divulgada no novo portal do governo, em vésperas da primeira reunião agendada entre Nuno Crato e os diretores de escolas para debater a revisão da estrutura curricular. Para saber mais da agenda de reuniões é só consultar o portal do governo - MEC.