quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Os post mais curiosos do dia...

Ninguém pode negar que o promover para a importância da leitura, através do Plano Nacional da Leitura, tem sido eficazes na minha instrução literária diária...eis os melhores post's do dia:

Subdiretores e adjuntos de 13 escolas do Norte fazem queixa ao ME, à Dren e à IGE
A contestação à avaliação de desempenho chegou aos diretores, subdiretores e adjuntos. Um grupo de 18 subdiretores e adjuntos de 13 escolas do Norte enviaram uma carta ao ministro da educação, ao diretor regional da educação do norte e à IGE a contestarem os processos de avaliação de desempenho. Acusam o Conselho Coordenador de Avaliação de promover regras arbitrárias para validar as classificações de excelente e relevante.
"Engraçado, quandos os professores contestaram ninguém nos quis apoiar disseram que nós é que não queriamos ser avaliados e por isso reclamavamos...meus senhores a avaliação toca a todos...então não gostam de serem avaliados?"
Podem estar certos que estão errados. Crónica de Santana Castilho no Público de hoje
O ministro da Educação referiu a revisão da estrutura curricular que concebeu como um primeiro passo de alterações mais profundas, que ainda irão ser estudadas. Quando fixou horas de leccionação antes de estabelecer metas e programas, errou. Agiu como um curioso.

Redução de organismos centrais e regionais do MEC gera poupança de 6 milhões de euros anuais

"Através da publicação da referida Lei já referenciada num post aqui no Prof-Admin anterior, a extinção e fusão de organismos vai gerar uma poupança anual de 6 milhões de euros. Ficam apenas sete estruturas de administração direta do estado. Há uma redução significativa de dirigentes. Nuno Crato começa a cumprir a sua palavra de redução dos custos."

Comunicado de Imprensa do MEC

Tomou hoje posse o novo Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

O ministro da Educação e Ciência defendeu, hoje que o orçamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia é "adequado", apesar de ser o mais baixo dos últimos anos. "PUDERA!"

MP abre inquérito a Otelo por sugerir golpe militar

Otelo Saraiva de Carvalho falou recentemente na possibilidade de haver um golpe militar, caso fossem "ultrapassados os limites".

"Fonte ligada ao processo disse à Lusa que a abertura de um inquérito, que corre no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, foi determinada após um grupo de cidadãos ter apresentado queixa sobre o que o "Capitão de Abril" proferiu na entrevista.
Em declarações à agência Lusa, a propósito de uma manifestação de militares que estava marcada para dia 12 de novembro, Otelo Saraiva de Carvalho afirmou ser contra essas manifestações, mas defendeu que, se fossem ultrapassados os limites, com perda de mais direitos, a resposta poderia ser um golpe militar, que a concretizar-se seria mais fácil do que em 1974.
"Para mim, a manifestação dos militares deve ser, ultrapassados os limites, fazer uma operação militar e derrubar o Governo", defendeu Otelo num comentário à "manifestação da família militar". "Não gosto de militares fardados a manifestarem-se na rua. Os militares têm um poder e uma força e não é em manifestações coletivas que devem pedir e exigir coisas", disse. Mas disse compreender as suas razões e que considerava que as mesmas poderiam conduzir a "um novo 25 de Abril".
"Os militares têm a tendência para estabelecer um determinado limite à ac
tuação da classe política". Esse limite, considerou, foi ultrapassado em 1974 e culminou com a "revolução dos cravos". Actualmente, defendeu Otelo, Portugal está "a atingir o limite", corroborando o que anteriormente dissera: "Se soubesse o que sei hoje não teria possivelmente feito o 25 de abril". O coronel na reserva acredita que há condições para os militares tomarem o poder e vai mais longe: "bastam 800 homens".
Em comparação com o golpe de 1974 - do qual afirma ser um "orgulhoso protagonista" -, Otelo considera que um próximo seria até mais fácil, pois "há menos quartéis, logo menos hipóteses de existirem inimigos" da revolução. Questionado sobre a real possibilidade dos militares tomarem o poder, como há 37 anos, Otelo responde perentório: "Não tenho dúvida nenhuma que sim". "Os militares têm sempre essa capacidade, porque têm armas. É o último bastião do poder instituído", afirmou. "Estou convicto que, em qualquer altura, se os militares estiverem dispostos a isso, podem avançar sempre para uma tomada de poder", adiantou. " (in Económico)

Em Resposta, Otelo diz:

DGRHE - SIGRHE...parte2

Após ter lido os manuais e andado a explorar a nova aplicação, eis algumas considerações:
  • Nos próximos dias a aplicação sem sombra de dúvidas não vai estar em funcionamento a 100%, pois nem sempre funciona e nota-se que os módulos da plataforma ainda estão a ser introduzidos aos poucos;
  • Certo é a confusão que este sistema vai criar a quem não tem tanta habilidade informática, a organização de informação, orientação espacial entre outros aspectos estão totalmente alterados, ainda vai levar algum tempo a todos perceberem as funcionalidades e orgânica da nova plataforma;
Aspectos negativos:
  • Que nesta confusão não se aproveitem para prejudicar mais um conjunto de pessoas que levarão mais tempo a perceberem a plataforma;
  • As habilitações introduzidas vêm com erros quem não as rectificar poderá sofrer consequências, admira-me é terem feito transição de uma aplicação para outra com erros (revela falta de profissionalismo);
  • Nos dados das habilitações vem uma questão nova “Tem mais de 365 dias de profissionalização?” cuja resposta poderá ser sim ou não…mas surge a ponderação até que ponto essa informação é validada ou não;
  • Ao visionar-mos as ofertas em que já nos candidatamos, na aplicação anterior após o termo da mesma vinha indicada a pessoa selecionada para a mesma, nesta nova aplicação essa informação foi anulada…está lá todos os dados relativos à oferta mas não os dados da pessoa selecionada para o lugar…não se sabe se se vai manter assim ou será retificado. Mas é uma informação importante sabermos o n.º do candidato selecionado para sabermos se havemos de interpor recurso ou não caso consigamos comprovar que a pessoa em questão tem menos graduação e/ou tempo de serviço que nós entre outros aspectos relativos aos critérios de selecção;
     Com a surpresa da mudança de “visual” a aplicação antiga das BR’s e OE ficou desactivada, deixando assim os professores de conseguir ver quem ficou colocado nas listas anteriores e quem não ficou colocado. Esses dados ficaram inacessíveis (até de momento assim se mantém);

Estes são apenas os aspectos que ressaltam logo num primeiro contacto com a plataforma da SIGRHE. Mais ainda, pelo que deu para perceber mediante o tipo de pessoa a aceder à mesma (escola, candidato, outra entidade) tem apenas acesso aos módulos a que lhe dizem respeito (ficando todos os outros ocultos e de acesso negado)
Ainda estou em pesquisa e estudo a aplicação MOBILIDADE – ACIP, para entender como se processa e a quem realmente se destina assim como a nova aplicação GESTÃO de ENTIDADES. Prof-Admin

O fim do subsídio e muito mais

Continuando pelas minhas leituras...aqui fica a cópia integra de um post do Blog Dear Lindo:


Além deste corte do subsídio de itinerância aos docentes do ensino especial, acho que toda a circular em si merece uma olhadela...pois é corte e redução em tudo...aliás é as novas regras de remuneração para 2012.

Redução é Promover...


Nas minhas leituras de insónia pelo Diário da Republica, após estes dias de festa eis folheio um cartoon daqueles sensacionais...
No dia 29 de Dezembro de 2011 foi editada, no diário da republica, o Dec.-Lei n.º125/2011, referindo que o mesmo foi criado no âmbito do Compromisso Eficiência determinado pelas linhas gerais do PLANO DE REDUÇÃO E MELHORIA DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL (PREMAC).
De toda a justificativa que lá consta o fundamental encontra-se na palavra REDUÇÃO.
Longos são os parágrafos introdutórios aos artigos mas eis o mais elucidativo de todos, porque a parte da palha de que tudo é pela melhoria e eficiência do funcionalismo da administração pública a gente dispensa:

Entre outras extinções ao nível da administração indirecta do Estado…
Depois segue-se um conjunto de artigos onde a palavra mais empregue é PROMOVER...
"A solução dos males...reduzir para promover: o desenvolvimento, para estimular, para haver melhoria nos sistemas..." Prof-Admin