quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Professores obrigados a regressar...


Professores no estrangeiro obrigados a regressar foram 122

O número de professores de Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) obrigados a regressar a casa foi de 122, afirmou hoje o deputado socialista Paulo Pisco, que considerou tratar-se de «um retrocesso gigantesco».
O deputado, eleito pelo círculo da Europa, falava durante uma audição ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros, quando, citando uma resposta do Ministério, afirmou que a rede de EPE abrangia 522 e, em janeiro, passou para 400.
Sublinhando tratar-se de uma redução de 122 docentes, e não de 50, como foi anunciado pelo Instituto Camões, Paulo Pisco considerou tratar-se de um gigantesco retrocesso.

Começaram as negociações...

O Governo iniciou hoje reuniões com os sindicatos de professores para alterar o modelo de gestão das escolas, no sentido de conferir mais liberdade aos estabelecimentos de ensino na escolha dos seus projectos pedagógicos.
“Hoje apresentámos um conjunto de princípios”, disse aos jornalistas o secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, depois de se reunir com delegações da Federação Nacional da Educação (FNE) e da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), em Lisboa. Ler mais...

Banco de Exames e Provas

O Banco de Exames e Provas é um arquivo de todos os instrumentos de avaliação concebidos no âmbito da missão do GAVE, desde 1997. Neste arquivo podem ser consultados e descarregados os ficheiros relativos às provas de aferição, às provas de exame nacional (ensino básico e ensino secundário) e aos testes intermédios.