quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Confirmam-se as más noticias...

Uma confirmação lamentável... Estejam atentos a esses horários e se concorrerem desejo-vos sorte para que não sejam mesmo de caracter temporário e não vos renovem, como indica o último paragrafo da nota informativa publicada hoje pela DGRHE.

http://www.dgrhe.min-edu.pt/web/14650/97


A nova medida da Troika?!


  Com já tinha referido estão a começar a aparecer horários completos na aplicação de Oferta de Escola mas, estes horários têm apenas a durabilidade de um mês.

  O que nos faz pensar que aqui à gato com o rabo escondido do lado de fora?

  Simples, o motivo para a existência de tal horário mencionado pelas escolas todas (dei-me ao trabalho de ver uma a uma) é aumento de turma, ora todos sabem que se há aumento de turma no inicio do ano lectivo, os alunos não vão ser propriamente exterminados no espaço de um mês, para que esta necessidade seja por um período de um mês, logo é uma necessidade anual.

  Por outro lado, desde que o novo ano lectivo estava prestes a começar muitas foram as medida tomadas de avalanche para diminuir custos que vão desde: milhares de professores desempregados; aumento do número de alunos por turma; aumento do IVA logo directrizes para poupar nos gastos de consumo; vontade de não pagar a Compensação por Caducidade de Contrato; DRE’s desmanteladas, um despedimento colectivo; etc. …

  Pergunto eu, não será esta data uma forma de encobrir mais uma anormalidade injusta para com os professores contratados?

  Como? Perguntam vocês… Simples. Prolonga-se estes horários completos mais um tempo, assim saem da bolsa de recrutamento passando apenas para contratação de escola, e todos nós sabemos que os contratos realizados por oferta de escola são a termo incerto, a partir do momento que não se justifique os contratados são dispensados, e este tipo de contratos convêm a quem não quiser pagar subsídios e o famigerado mês de Agosto que já ecoou em deixar de se pagar realizado contratos anuais até 31 de Julho.

  Dizem vocês mas isso já foi resolvido e viram que não podiam ir contra a lei…

  Pois compra a lei eles não podem ir, mas podem contorna-la com a lei que homologa os contratos de oferta de escola.

  Infelizmente, andamos todos a ser enganados e injustiçados da forma mais indecente que ao longo destes anos se viu.

Atrevo-me a dizer:

“Veio para ficar e continuar…”

BR - Irregularidades!

  Desde o dia de ontem que vêem surgindo horários para o G.R. 110 com horário completo, contabilizei 25 horários desse tipo.

  Alerto todos para consultarem bem a oferta de horário, pois se repararem a duração de contrato vai somente até 18 de Outubro…

  Será que todos pensam como eu? Como é possível, tantos horários completos, temporários para um mês já que a justificação dada é “Aumento de Turmas (alínea h) do artigo 93º do RCTFP”? Ora se as turmas aumentam não seria suposto durarem para o ano inteiro? Será esta mais uma regra sórdida de colocação por debaixo da mesa, se é que me faço entender…



  Relativamente ainda dentro deste tipo de insólitos, sugiro como leitura esta notícia constante nas minhas leituras:

Escola emprega professora filha de vereador

Educadora de 24 anos, sem tempo de serviço, supera colegas com 10 anos de experiência profissional. Director de Almancil garante ser coincidência.
Artigo publicado no Blog Dear Lindo e que veio denunciado num jornal.