terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Explorando o novo site do GOVERNO

O site www.min-edu.pt agora passou para www.portugal.gov.pt

Quando se tenta entrar no primeiro endereço vai automaticamente abrir a página do segundo…

Uma vez no novo site, tem que se seleccionar no menu OS MINISTÉRIOS…qual o tipo de ministério que queremos pesquisar…uma coisa é certa temos acesso aos múltiplos ministérios que existem…

Informações - SIGRHE

No site do SPGL sugiru novas informações sobre a plataforma SIGRHE, aqui ficam:

Contratação de Escola - Plataforma SIGRE

Contactados os serviços de recrutamento da DGRHE, pelo SPGL/FENPROF, sobre os constrangimentos e anomalias registadas com a nova aplicação informática disponibilizada para as CONTRATAÇÕES DE ESCOLA cabe-nos informar que:


- A migração de dados da antiga plataforma para a atual leva até 24 horas, pelo que o não reconhecimento da palavra-chave pode ocorrer durante esse período de tempo;
- O conhecimento do candidato colocado na OFERTA DE ESCOLA é obrigatório e está a proceder-se à otimização do formulário/aplicação para que dele conste essa opção;

- Prevê-se que ainda hoje a aplicação para as AEC’s também fique disponível aos candidatos.

Alertamos também para o facto de, em alguns casos, ser necessário tornar a preencher o campo das habilitações, uma vez que a transição destes dados pode não ter ocorrido de forma automática. Após o preenchimento deste campo deverão ficar disponíveis todos os horários colocados a concurso.
Mais informamos que nos manteremos atentos a quaisquer outras situações que vão surgindo na tentativa de minimizar as consequências que daí possam advir aos candidatos.

Nova aplicação SIGRHE


Aqui fica uma imagem ilustrativa do que encontraram, quem tiver acesso claro, na plataforma da SIGRHE da nova aplicação outras colocações – AEC’s…

Ao preencherem o perfil para a disciplina para a qual têm habilitação desbloqueia automaticamente as ofertas…de momento não existem ofertas disponibilizadas…

Esta aplicação surgiu á muito pouco tempo, ainda devem estar a introduzir aos poucos os dados relativos à aplicação. Também não existe manual ou nota informativa de como se procede e quais as condições de candidatura a estas ofertas, teremos que aguardar…

Pois convém saber se é para períodos curtos, se para o ano letivo, e mesmo se ficamos automaticamente excluídos de aceitar ou concorrer a uma oferta de escola…

Movimento por EVT

Em defesa da Educação Visual e Tecnológica...no portal do gov...

http://www.portugal.gov.pt/pt/o-meu-movimento/ver-movimentos.aspx?m=107

Novidades na aplicação SIGRHE

Hoje, à pouco, apareceu um novo modolo na aplicação da SIGRHE...
Relacionada com outras ccolocações...destinada, tudo indica, às AEC's...

BR 14 para DACL

No site da DGRHE apareceu o aviso de que foi editada a BR 14 para DACL...
Para quem clica no link não se tem acesso...provavelmente só quem for DACL é que tem acesso à mesma ao entrar na aplicação SIRGHE...

Para ouvir Nuno Crato

Para quem quiser ouvir todas as questões e as respostas de Nuno Crato no Parlamento hoje, clique no link em baixo...muito interessante.

http://www.arlindovsky.net/2012/01/audicao-de-nuno-crato/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=audicao-de-nuno-crato

Audição no Parlamento

Revisão curricular discutida no Parlamento

Nuno Crato quer metas curriculares já no próximo ano lectivo

O Ministro da Educação e da Ciência afirmou esta terça-feira na Assembleia da República que pretende definir metas curriculares objetivas no 1º ciclo do Ensino Básico já no próximo ano letivo.
"O 1º ciclo é onde tudo começa. Muitos jovens não aprendem no 1º ciclo o que devem aprender", começõu Nuno Crato, afirmando que "existe um grupo de trabalho a definir as metas curriculares, para tornar claro o que cada aluno deve saber no final de cada ano".

Ministro não revela número de professores a dispensar

"O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, recusou esta terça-feira comprometer-se com a quantidade de professores que podem ser dispensados se for avante a revisão curricular para os ensinos básico e secundário proposta pelo Governo.
Apesar da insistência dos deputados da oposição na Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, Nuno Crato frisou que a sua equipa está a "discutir propostas e alternativas".
Em declarações aos jornalistas à saída da audiência parlamentar, o ministro afirmou não saber "se há professores que vão deixar de ser necessários".
Nuno Crato garantiu que "continuarão a ser contratados professores à medida das necessidades que existam", depois de o secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, ter lembrado que na proposta está suposto que poderão "aumentar as contratações em algumas disciplinas" e que os lugares dos professores do quadro estão garantidos.
Português, Matemática, Inglês, Física e Química e Ciências Naturais são algumas das áreas "essenciais" em que a proposta de revisão aumenta a carga horária.
Por outro lado, o Governo quer acabar com as horas de currículo não disciplinar de Formação Cívica e repartir a Educação Visual e Tecnológica (EVT) em duas disciplinas. "Os professores de todas as áreas são necessários ao sistema", disse Nuno Crato. " (in Correio da Manhã)
Portugal "é o campeão da dispersão curricular", diz ministro da Educação                           

"Algo como 15% do tempo lectivo do 3º ciclo tem sido ocupado por áreas curriculares não disciplinares, o que, "em muitos casos, é pura perda de tempo", indicou hoje o ministro da Educação que está a ser ouvido no Parlamento." (in Público)

De tudo o que Nuno Crato disse apenas me atrevo a comentar:
"Senhor Ministro da Educação faça-se umdesenho para eu perceber melhor...ahhh...não sabe desenhar...agora já se percebe as suas medidas contra o EVT"...



"E O POVO PÁ...!"

Catroga em cargo milionário

"Ex-braço-direito de Passos Coelho nas negociações com a troika, vai acumular salário de 45 mil euros com pensão de 9.600. Eduardo Catroga é membro do Conselho Geral e de Supervisão da EDP desde 2006"(in Correio da Manhã)

Contratos acima de cinco mil euros exigem OK das Finanças   

"Os serviços públicos só precisam de autorização prévia das Finanças para celebrar contratos de aquisição de serviços que superem os cinco mil euros, adjudicados à mesma contraparte. Ainda assim, terão de justificar aprofundadamente todos os casos. As normas constam de uma portaria publicada hoje em Diário da República ( Portaria 9/2012, 10 de janeiro, artigo 4º, ponto 2)que regulamenta os casos em que é obrigatório o pedido de parecer prévio vinculativo." (in Económico)

Um salário dum pobre mortal não comum, cujo ordenado vá excecer os 5 mil euros tem que ter autorização das finanças...segundo o ministério das finanças é uma medida de combate à crise...de certa forma até é aceitável controlar os salários astronómicos.
Depois lê-se manchetes como a primeira em que Catroga vai receber 45 mil euros mensais, pior é que vai acumular com o valor da pensão.
O ordenado é tão ridículo para o homem que em tempo de crise, onde todos levam com cortes a torto e a direito, o senhor ainda tem direito á sua pensão...

É caso para dizer "E o POVO PÁ !"...uns são filhos e a maioria enteados...