terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Audição no Parlamento

Revisão curricular discutida no Parlamento

Nuno Crato quer metas curriculares já no próximo ano lectivo

O Ministro da Educação e da Ciência afirmou esta terça-feira na Assembleia da República que pretende definir metas curriculares objetivas no 1º ciclo do Ensino Básico já no próximo ano letivo.
"O 1º ciclo é onde tudo começa. Muitos jovens não aprendem no 1º ciclo o que devem aprender", começõu Nuno Crato, afirmando que "existe um grupo de trabalho a definir as metas curriculares, para tornar claro o que cada aluno deve saber no final de cada ano".

Ministro não revela número de professores a dispensar

"O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, recusou esta terça-feira comprometer-se com a quantidade de professores que podem ser dispensados se for avante a revisão curricular para os ensinos básico e secundário proposta pelo Governo.
Apesar da insistência dos deputados da oposição na Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, Nuno Crato frisou que a sua equipa está a "discutir propostas e alternativas".
Em declarações aos jornalistas à saída da audiência parlamentar, o ministro afirmou não saber "se há professores que vão deixar de ser necessários".
Nuno Crato garantiu que "continuarão a ser contratados professores à medida das necessidades que existam", depois de o secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, ter lembrado que na proposta está suposto que poderão "aumentar as contratações em algumas disciplinas" e que os lugares dos professores do quadro estão garantidos.
Português, Matemática, Inglês, Física e Química e Ciências Naturais são algumas das áreas "essenciais" em que a proposta de revisão aumenta a carga horária.
Por outro lado, o Governo quer acabar com as horas de currículo não disciplinar de Formação Cívica e repartir a Educação Visual e Tecnológica (EVT) em duas disciplinas. "Os professores de todas as áreas são necessários ao sistema", disse Nuno Crato. " (in Correio da Manhã)
Portugal "é o campeão da dispersão curricular", diz ministro da Educação                           

"Algo como 15% do tempo lectivo do 3º ciclo tem sido ocupado por áreas curriculares não disciplinares, o que, "em muitos casos, é pura perda de tempo", indicou hoje o ministro da Educação que está a ser ouvido no Parlamento." (in Público)

De tudo o que Nuno Crato disse apenas me atrevo a comentar:
"Senhor Ministro da Educação faça-se umdesenho para eu perceber melhor...ahhh...não sabe desenhar...agora já se percebe as suas medidas contra o EVT"...



Sem comentários:

Enviar um comentário