domingo, 12 de fevereiro de 2012

No ACTA

«Acordo de Comércio Anti-Contrafacção (ACTA), é uma lei que à anos está a ser negociada em 36 países secretamente e que não terá a nossa opinião em conta nem a nossa aprovação ou votação, se for decretada será simplesmente imposta e começará o reina da censura...acaba-se o nosso direito à liberdade...sim...acaba a liberdade...o simples acto de partilharmos uma informação por exemplo através de um comentário aqui no facebook, esse acto poderá através da ACTA sem banido e censudaro com sérias e graves penalizações para nós...essa lei multilateral leva ao bloqueio de conteúdos online e está ramificada em vários países do mundo...o EUA estão na origem deste acordo...quantas vezes informações confidenciais foram expostas pela internet e que levaram a opinião publica a mudar o rumo das coisas, muitas delas onde nós eramos os danos colaterais...não lhes convêm a partilha de informação...contra a censura divulguem...leiam e tomem conhecimento do grande "Calar de bocas" que andam a organizar...partilhem de boca em boca...o mais que puderem...»PROF-ADMIN

Em protesto contra o Acordo de Comércio Anti-Contrafacção (ACTA), temendo que a lei multilateral leve ao bloqueio de conteúdos online.

“Partilhar não é roubar”, “ACTA, não!” e “ACTA is watching you” [O ACTA está a ver-te]

Os críticos do ACTA temem que a lei conduza à censura online e a punições pesadas para os cibernautas que usem material com direitos de autor.
Por isso:

Neste sábado (11), muitos foram aqueles que aproveitaram a oportunidade para fazer um protesto contra o Acta, Acordo Comercial Anticontrafação. Aliás o descontentamento foi gerenalizado a nível mundial, este protesto fez-se sentir em vários com a intenção de se mostrarem descontentes com as medidas apresentadas pelo projeto.
"O Acta é muito mais perigoso do que a Sopa"
"Hoje, esse protesto deve acontecer em mais de 200 cidades do mundo. Dele, participarão todos os que não querem um controle autoritário na internet"

Saiba mais sobre O ACTA aqui.
 Diferente de SOPA e PIPA, o Acta não é exclusivamente voltado para a internet, porém pode influenciar diretamente a forma como as questões de direitos autorais são tratadas.

O ACTA é a imposição da censura a nível mundial...como nunca antes ocorreu. É um atentado à liberdade e à democracia.

Saiba mais...

Comissão Europeia nega protocolos secretos no ACTA

O polémico Acordo Comercial Anticontrafação, que o Governo subscreveu e ainda será votado no Parlamento Europeu, foi o alvo do protesto convocado internacionalmente nas redes sociais para duzentas cidades europeias. Muitos milhares aderiram ao protesto deste sábado, o que motivou uma reação da Comissão Europeia.


Novidades - Exames

As provas de aferição, provas finais e exames nacionais não devem incluir questões demasiado simples para o nível de escolaridade a que se destinam, adverte o Ministério da Educação numa informação publicada on-line.

A 1ª fase dos exames finais dos 11º e 12º anos, que se vai realizar entre 18 e 26 de Junho, passa este ano a ter "carácter obrigatório para todos os alunos internos e autopropostos", de acordo com o calendário de provas, ontem publicado em Diário da República. Os alunos deixam de poder optar por fazer directamente as provas na 2ª fase, este ano entre 13 e 18 de Julho. A 2ª fase fica "reservada para os alunos que na 1ª fase não tenham obtido aprovação [ou que] pretendam realizar melhoria da classificação", esclarece o Ministério da Educação e Ciência (MEC).

Vejam ainda a informação constante no site do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE)

E o comunicado no Portal do Governo do Ministro da Educação onde realça as informações essenciais do despacho do calendário de exames...aqui publicado num post anterior.

Nova Proposta de Autonomia

Foi entregue aos sindicatos a Nova Proposta do Regime de Autonomia, administração e Gestão Escolar dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensionos básico e secundário que vai aterar assim o Decreto-Lei 75/2008 de 22 de Abril.

Eis aqui o documento de trabalho que constitui a proposta do MEC sobre o assunto, que está a ser divulgada pelos sindicatos.

Entretanto eis algumas novidades que têm vindo a ser destacadas:

Os directores perdem poderes e passam a ser avaliados por toda a comunidade escolar, caso seja aceite a primeira proposta de alteração do modelo de gestão das escolas, entregue na sexta-feira pelo Ministério da Educação aos sindicatos.