quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Não nos calam mesmo...

Progressão de Professores

Educação: Progressões de professores anteriores a janeiro de 2011 serão regularizadas com direito a retroativos

As escolas vão ter de regularizar as progressões na carreira de docentes, anteriores a 01 de janeiro de 2011, pagando os respetivos retroativos, depois do Provedor de Justiça ter feito uma sugestão nesse sentido, anunciou a Fenprof.
De acordo com a Federação Nacional dos Professores (Fenprof), "a Direção-geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) tinha informado os diversos serviços, incluindo as escolas, que não era legalmente possível realizar progressões e alterações de posicionamento remuneratório, após 01 de janeiro de 2011, ainda que ocorridos em momento anterior àquela data".
Depois de ter recebido algumas reclamações, a questão mereceu uma sugestão por parte da Provedoria de Justiça, apontando que "a progressão é, a par da promoção, uma forma de evolução profissional e configura, no caso da carreira docente, um verdadeiro direito dos trabalhadores".

Assim é que eu gosto, outrora podem ter ganho uma ou outra batalha, mas a guerra ganhamo-la nós...quem ri por último ri melhor e nós...vamos ficando muito sorridentes a vê-los perder por todos os atos de má fé contra os professores...

Finalidade é Despedir...isso já nós sabíamos

Oposição acusa Governo de rever currículos para despedir professores

 A oposição parlamentar acusou, esta sexta-feira, o Governo de apresentar uma proposta de revisão curricular apenas com o intuito de despedir professores, eliminando disciplinas e redistribuindo a carga horária das que se mantêm.
As críticas do PCP, do PEV, do BE e do PS foram rebatidas pela maioria parlamentar que apoia o Governo (PSD-CDS), para quem foi feita uma consulta pública "muito participada" sobre esta matéria, com milhares de contributos enviados ao Ministério da Educação e Ciência (MEC).
Pelo PCP, que apresentou um projecto de resolução destinado a suspender o processo, o deputado Miguel Tiago sublinhou estar em curso "um ajustamento aos comandos troika" que vai colocar em situação de desemprego "milhares de professores" e aumentar a precariedade no sector.
"Esta é uma política de empobrecimento da escola pública, que significa um retrocesso civilizacional de décadas", argumentou o deputado comunista Miguel Tiago.
Também para o Bloco de Esquerda, a proposta que o Governo apresentou em Dezembro de revisão da estrutura curricular do ensino básico e secundário é "uma espécie de corta e cola", que "tira umas horas e umas disciplinas aqui e coloca outras ali".
A deputada do BE Ana Drago considerou que a auscultação pública, cujo prazo oficial terminou a 31 de Janeiro, decorreu "num modelo não democrático".

Que a finalidade era essa já a gente sabia..aliás...já a gente a sentia e sente na pele...

Seja o meu herói...


À uns dias editei aqui uma notícia sobre o não aproveitamento de todo o plasma recolhido através das colheitas de sangue:

«Portugal continua a desperdiçar milhares de unidades do plasma separado do sangue colhido junto dos dadores, apesar de, em Outubro do ano passado, ter sido garantido que isso tinha deixado de acontecer.»

Mediantes notícias divulgadas hoje, quero também eu sensibilizar e informar melhor todos para que não haja distorção da verdade...

O sangue possui vários constituintes entre eles o plasma...e é só esse e apenas esse que, segundo vem noticiado, está a ser mal aproveitado por falta de recursos do ministério da saúde. Mas doar sangue é um gesto muito importante, porque salva vidas e um dia pode ser a nossa, e porque infelizmente a quantidade de sangue que se doa não tem a capacidade de o suficiente para a necessidade dos hospitais diariamente.

No mesmo post anterior desabafei de certo modo a minha revolta mas foi no sentido de que vão fundos e gastam-se milhares de euros em tanta coisa porque não investir na conservação de plasma, isso sim um bem muito mais precioso para a humanidade. Já agora aproveito para sensibilizar para a questão da recolha do sangue do cordão umbilical, cientificamente está provado que a sua preservação poderá ser a solução de cura em patologias posteriores do ser humano, e também ele não é recolhido nem aproveitado por muito pois os custos são elevados, tendo só acesso a quem tem posses monetárias para tal, o que a meu ver é injusto e seria um investimento de futuro para a humanidade.

Não fugindo ao cerne da questão deste post...deixo aqui a definição do sangue:

O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular sanguíneo dos animais vertebrados. O sangue é produzido na Medula óssea vermelha e tem como função a manutenção da vida do organismo por meio do transporte de nutrientes, toxinas (metabólitos), oxigênio e gás carbônico.
O sangue é constituído por diversos tipos de células, que constituem a parte "sólida" do sangue. Estas células estão imersas em uma parte líquida chamada plasma. As células são classificadas em Leucócitos (ou Glóbulos Brancos), que são células de defesa; eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias), responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas (fatores de coagulação sanguínea).

Como podem ver na definição da composição do sangue o plasma é se podemos dizer o líquido que transporta os vários tipos de células, um dos constituintes do sangue e não o sangue no seu todo.

Para terminar deixo um apelo doe sangue...seja voluntário...seja um super herói...Obrigado a todos os que doam e aos quem um dia passarão a doar também...seja herói e faça a diferença.