segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

DGE DISPONIBILIZA FORMAÇÕES NA ÁREA DO ENSINO ESPECIAL

DGE DISPONIBILIZA FORMAÇÕES NA ÁREA DO ENSINO ESPECIAL

Abrem hoje as inscrições para uma série de ações de formação na área do Ensino Especial.
Estas formações são organizadas pela Direção Geral da Educação e acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua de Professores, e têm como objetivo colmatar algumas deficiências identificadas no leque de ofertas existente.
As ações terão início em abril e decorrerão ao longo do ano de 2012, num total de 400 horas.
As ações abordam as seguintes áreas:
  • Formação em Braille e Orientação e Mobilidade
  • Língua Gestual Portuguesa
  • Português Língua Segunda para alunos Surdos
  • As necessidades educativas especiais e as TIC
  • O processo de avaliação e de intervenção em IPI
Mais informações estão disponíveis no site http://www.dgidc.min-edu.pt/index.php?s=noticias&noticia=282.
As inscrições decorrem de 24 de fevereiro e 16 de março.

A resposta...

Muitos de nós seguiu o apelo de alguns Blog's e enviou ao Prof. Marcelo uma questão relativa à mudança das condições da 1ª prioridade na proposta ao novo regime de concursos.

Eis aqui o vídeo para registar esse momento:




Mal se saiba a próxima iniciativa cá estaremos para divulgá-la. Contudo acho que a resposta do Marcelo ficou um pouco aquém das expetativas...pelo menos nós esperava uma opinião mais efusiva...contudo acho que a questão e sobretudo o assunto em questão não foi totalmente percebido pelo Marcelo...e a sua pesquisa informativa antes de responder também foi muito vaga...
Embora não tenha publicado um parecer formal a FENPROF expos aluns pontos que terá em consideração hoje na reúnião com o MEC para discutir o novo regime de concursos de docentes.

Já na FNE editou no seu site a adesão à Jornada Europeia de Ação Sindical a realizar-se no dia 29 de Fevereiro.

«Para a FNE, é muito claro que a educação, a economia e a democracia são interdependentes e são elementos indispensáveis para a obtenção de uma sociedade implicada no bem-estar, na qualidade e na equidade para todos e com todos.» (para mais pormenores ler aqui o artigo)

Começaram as negociações

Governo e sindicatos iniciam negociações sobre concursos


«O Ministério da Educação começa hoje a negociar alterações ao sistema de recrutamento de docentes com os sindicatos, que exigem a realização de um concurso nacional este ano.
Em cima da mesa vão estar as propostas das partes sobre o novo diploma de regulação dos concursos para seleção e recrutamento do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
A proposta do Governo mereceu já críticas dos sindicatos, com o líder da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), Mário Nogueira, a defender que mais importante do que um novo regulamento é que haja um concurso este ano para compensar milhares de professores que faltam efetivamente no sistema.»(ler reportagem na integra)