terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Para o lixo

Plasma português continua a ir para o lixo                           

«Portugal continua a desperdiçar milhares de unidades do plasma separado do sangue colhido junto dos dadores, apesar de, em Outubro do ano passado, ter sido garantido que isso tinha deixado de acontecer.»
Todos os anos são muitas as campanhas para doação de sangue, é revoltante depararmo-nos com inúmeras noticias apelando para todos contribuímos e depois saber a forma como a boa vontade e o voluntariado das pessoas é tratado...lixo com ele...espero um dia não ouvir dizer "Precisamos de sangue e não há!"...todos os anos eu mesmo organizo e participo em campanhas de doação de sangue numa instituição (não fazendo publicidade) bem conhecida e que em muito contribui com excelentes colheitas a nível nacional...é caso para repensar se vale a pena apelar quando o destino do sangue é o caixote do lixo...bem fica a nossa consciência de bem pela solidariedade de partilhar.

Escola prepara mal os alunos

Escola prepara mal os alunos para a vida activa, diz relatório da ONU

Os jovens têm cada vez mais problemas em se inserir na vida activa e consideram que a escola os prepara mal para o mundo laboral, indica um relatório da ONU sobre o emprego dos jovens no mundo, publicado esta segunda-feira.
O relatório mundial sobre a juventude, que se baseia em testemunhos prestados na internet por jovens entre os 15 e os 30 anos, sublinha que a crise agravou o desemprego dos jovens e que estes se arriscam a ser as primeiras vítimas das políticas governamentais de austeridade para a redução da dívida pública.

"A experiência mostra que os programas de austeridade podem agravar o desemprego", realça-se no documento, noticia a AFP. "Em período de crise económica, os jovens são com frequência os últimos a contratar e os primeiros a despedir".

O desemprego dos jovens teve um crescimento súbito por causa da crise, passando para 12,6 por cento em 2001, que compara com 4,8 por cento para os adultos.

A situação é ainda pior no Médio Oriente (25,5 por cento para os jovens e 39,4 por cento para as jovens) ou na África do Norte (23,8 e 34,4 por cento, respectivamente).

"Não há dúvida que o alto nível de desemprego dos jovens é um dos factores que contribuíram para as recentes revoltas da Primavera Árabe", sublinha-se no relatório.

Portugueses PROCURAM-SE!

“Venham que há muitos empregos disponíveis”

O presidente da Câmara de Schwäbisch Hall convida os portugueses a irem para a cidade.
Dirige a cidade de Schwäbisch Hall há 12 anos, mas antes conheceu o mundo como representante da Fundação Friedrich Ebert . Por causa da falta de mão-de-obra qualificada decidiu convidar jornalistas de países com elevado desemprego para dar a conhecer as oportunidades de emprego. O Diário Económico foi o escolhido em Portugal.

(Conheça a cidade alemã e quem sabe...faça as malas)
Aqui fica a entrevista:

«Porque é que está a apelar aos portugueses para que venham para a sua cidade?
Sou uma pessoa que viajou por toda a Europa e pelo mundo. Acredito que pessoas de todo o mundo podem viver num local e combinar as suas diferentes culturas e funcionar como uma cidade multinacional onde todos vivam em paz e harmonia juntos. Na Alemanha, o espaço rural é uma zona muito desenvolvida industrialmente. Na cidade de Schwäbisch Hall existem inúmeras oportunidades de trabalho e boas condições de vida, assim como actividades culturais, e poucos sabem que nesta área há oportunidades. Normalmente, os estrangeiros pensam em ir para cidades como Berlim e Munique e nestes casos as taxas de desemprego são elevadas. Ninguém pensa em procurar trabalho em cidades pequenas como esta e é preciso que o comecem a fazer. Há muitos empregos disponíveis e isso tem que ser divulgado nos países que tem elevadas taxas de desemprego.

Não conseguem os recursos humanos qualificados que necessitam?
O problema é que o crescimento económico na região foi muito superior ao crescimento da formação da mão-de-obra qualificada. Na nossa cidade já temos trabalhadores de mais de cem países do mundo. Mas a velocidade da imigração não é suficiente para preencher todas as vagas.

Todos os meses têm mais de duas mil vagas?
Sim. É um movimento crescente porque temos muitas indústrias que estão a desenvolver-se e mensalmente surgem novos empregos. Actualmente, qualquer desempregado consegue um emprego em três meses.

É necessário saber alemão?
Se pensarmos em trabalhadores com uma elevada qualificação como engenheiros, investigadores ou da área de ciência e tecnologia, toda a gente nestas áreas fala inglês. Mas se o trabalho for na indústria de empacotamento ou num sector em que é necessário falar com os colegas, neste caso eles falam alemão. É melhor saber algum alemão, excepto nos empregos que exijam uma elevada qualificação. Mas é preciso aprender alemão. As empresas maiores financiam cursos de alemão para quem queira vir. Mas as mais pequenas não o podem fazer.

É uma cidade que recebe bem os estrangeiros?
A Alemanha é um país muito diverso. Sempre teve um grande movimento cultural e tem pessoas de todo o mundo, por isso a integração não só é possível como é fácil.

E quem venha com a sua família?
A cidade de Schwäbisch Hall tem todo o tipo de oferta educativa, a começar dos zero aos três anos. Depois, dos três aos seis, temos um apoio especial para o desenvolvimento da língua. Se uma criança for para o jardim-de-infância poderá ter apoio no desenvolvimento da língua.

Como convidaria um português a vir para cá ?
Venham, informem-nos e a administração local dará todo o apoio necessário. Temos os braços abertos e terão oportunidades. E depois poderão regressar a Portugal passado alguns anos, com a tecnologia e o conhecimento alemão e abrir o seu próprio negócio, quem sabe...»
  

34 Professores para Timor-Leste

Recrutamento de 34 professores para o exercício de funções na República Democrática de Timor-Leste

A Universidade de Aveiro, através do Departamento de Educação, anuncia a abertura de dois processos de aceitação de candidaturas para o exercício de funções docentes em Timor-Leste, sob a coordenação do Instituto Nacional de Formação de Docentes e Profissionais da Educação (INFORDEPE) do Ministério da Educação de Timor-Leste (ME-TL). As candidaturas decorrem até 13 de fevereiro.   

Para mais informações e pormenores consulte o site (aqui).