terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ao longo deste mandato, o ministro da educação tem revelado significativas mudanças e mantêm as suas pretensões em continuar a fazê-lo, exemplo disso, a proposta apresentada ontem da nova estrutura curricular.
É certo e sabido o aumento de carga horária nas áreas de Língua Portuguesa e da Matemática. Ontem definiu-se aumento de carga horária nas áreas das ciências e história, bem como a valorização de uma língua estrangeira (o inglês), já relativamente às áreas das expressões, nomeadamente, EVT além da redução de carga horária e do número de professores, a nova proposta curricular deixa algumas incertezas.
A única certeza é que aparentemente quem lida de perto com a área de EVT tem vindo a sentir uma grande desvalorização em favorecimento pelas áreas digamos”mais cientificas” e interligadas á matemática (caso a área das ciências)…a ver vamos o futuro da área de EVT.
Fica aqui um apelo da APEVT:

"Dezembro 13, 2011
A APEVT – Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica irá promover o seu Encontro Nacional no dia 7 de Janeiro de 2012 no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. Previamente, queremos saber das vossas opiniões sobre a proposta de reforma curricular intercalar que o Ministério da Educação e Ciência (MEC) apresentou no dia 12 de Dezembro de 2011 em Caparide e que está em discussão pública. A vossa opinião é fundamental. Para além de poderem transmitir-nos as vossas opiniões, dúvidas, receios e livremente manifestarem o vosso parecer, podem também colocar as vossas questões que gostariam de ver debatidas e esclarecidas. Todas as manifestações construtivas serão tidas em conta para apreciação pelo grupo de trabalho da APEVT que está a trabalhar esta problemática e podem ser apresentadas no Encontro Nacional APEVT."