sexta-feira, 16 de setembro de 2011

19 de Setembro - 2ª Bolsa de Recrutamento

  
  Já é oficial a data de 19 de Setembro, segunda-feira, a publicação da 2ª Bolsa de Recrutamento. Tal como sucedeu na publicação da 1ª BR, também iremos publicar aqui as listas dos professores colocados na 2ª BR.

Nota retificativa sobre Contratações Mensais

   Após o dia ter sido marcado por protestos, manchetes e falatórios relativamente à Nota Informativa publicada pela DGRHE no passado dia 15 de Setembro, e às questões paradoxais dos contratos ao mês, dos habituais diz que disse e agora aqui vem o que afinal era para se dizer, ou seja, DGRHE edita nova Nota Informativa hoje à noite.


  Absurdas são estas sucessivas medidas incoerentes e contraditórias, um dia dizem, no outro dia contradizem.
  Começa a faltar-nos a paciência para gente que sabe o que fazer e então faz-se e desfaz-se, pelo menos ninguém os pode acusar de nada fazer!
(Cliquem na imagem para ler a Nota Informativa)


Notícias do dia...


  Muitas foram as manchetes de hoje para digerir, todas elas fundamentalmente com o mesmo mote, destaco aqui as duas questões mais divulgadas:

- “Sempre Houve professores com contratos a um mês”, redige o Correio da Manhã, referindo que o Ministro da Educação e da Ciência, Nuno Crato, afirmou que sempre houve professores com contratos a um mês, mas este ano se verificou uma renovação automática e sem apoio central;

- “Professores em falta nas escolas vão ter contratos mensais”, redige o Público, referindo que segundo o MEC, em resposta ao jornal, as escolas com falta de professores só poderão celebrar contratos mensais com os docentes. Diz ainda que ficam, assim, respondidas as dúvidas dos directores de agrupamentos face às datas constantes da durabilidade dos horários em oferta de escola, pensado serem um erro visto se tratarem de horários anuais;

   Quanto a isto tudo nada de diferente do que eu alertei numa das minhas crónicas anteriores, pelo contrário, confirmam-se assim claramente todas as suspeitas especulativas que surgiam envolta da Nota Informativa editada ontem pela DGRHE. Como tal, sobre isso não me vou debruçar mais a não ser que surjam desenvolvimentos pertinentes.
   Hoje foi também um dia de protesto, FENPROF saiu à rua em dispersos locais do país para:

- “Professores e educadores protestam esta sexta feira, contra o desemprego, a precariedade e a instabilidade que, de forma cada vez mais violenta, se abatem sobre os profissionais, devido a medidas tomadas deliberadamente nesse sentido.”

   Também não me vou debruçar a minha crónica de hoje neste destaque até porque a minha opinião formal sobre os sindicatos, tem vindo indirectamente muitas vezes implícita noutras crónicas e apenas tenho algo para dizer:

“Ridículos, são ridículos, quando tiveram que debater o assunto na mesa, não os tiveram no lugar e agora foram para as ruas de bandeirinhas todos pimpões passear, felizmente que até estava sol para se ver umas montras e coisa e tal. Para rematar, colegas se os lugares se vão tornando escassos, é normal que menos professores entrem mas ainda contribui mais os recém formados que continuamente todos os anos se formam, sabendo que empregabilidade é nula para eles. Para quê continuar a formar mais professores se os que há estão no desemprego?  Dá que pensar, porque ninguém pensa também nisto, continuar a formar ilusoriamente profissionais para aumentar o bolo do desemprego e de pessoas formadas “frustadas” e sem expectativas.”



Try To Fix You

  Gostava de poder dizer ao MEC que gostaria de "Try To Fix You", pois vejo o sistema cada vez mais um emaranhado de pontas controversas...

E sempre dá para relaxar...