quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Guimarães de AMARELO

Para todos que quiserem participar em mais uma iniciativa por EVT, a APEVT convida todos a estarem presentes em Guimarães no próximo sábado, dia 4 de fevereiro, a partir das 15 horas no largo do Toural, para pintar de AMARELO o coração de Guimarães... (mais indicações)


Balanço da revisão curricular

Proposta de Revisão Curricular recebeu 1.628 contributos

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou hoje que recebeu 1.628 contributos para a Revisão da Estrutura Curricular do Ensino Básico e Secundário, cujo período de discussão pública terminou na terça-feira.
A discussão pública da proposta de revisão curricular foi apresentada em Dezembro pelo ministro da Educação, Nuno Crato, e a versão final será anunciada em Março para «permitir às escolas uma preparação atempada do próximo ano lectivo», refere o MEC em comunicado.(ler aqui o comunicado do ministro).
O MEC saúda os diversos debates promovidos por entidades da sociedade civil interessadas em serem parte activa nesta revisão.
Segundo o ministério, os contributos elaborados a partir destas discussões, bem como os enviados a título individual, estão a ser analisados e poderão ser integrados na versão final.
A revisão da estrutura curricular é mais uma etapa da revisão do currículo, que envolverá ainda as metas curriculares e os programas.
«Não se pretende introduzir grandes mudanças de uma só vez, mas antes fazer pequenos ajustamentos para melhorar a qualidade do ensino e centrá-lo nas disciplinas e conteúdos essenciais», refere o MEC.
O principal foco de críticas à revisão curricular tem estado na eliminação de Formação Cívica.
Vários pareceres foram enviados por parte das organizações de professores e também o provedor de Justiça, Alfredo José de Sousa, quis entrar no debate, manifestando preocupação com este assunto, em particular com o fim de formação cívica.
O Conselho Nacional de Educação, órgão consultivo do MEC, não entregou qualquer parecer dentro do prazo estabelecido, alegando precisar de mais tempo.