terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Poupar sinónimo de CORTES! Mais CORTES

Governo deve poupar 380 milhões na Educação

"A redução de custos na Educação, com o objectivo de poupar 380 milhões de euros, racionalizando a rede escolar e criando agrupamentos, diminuindo ao mesmo tempo as necessidades de pessoal, estão nas metas do memorando revisto da troika. Na primeira revisão, este valor era de 195 milhões de euros." (in Correio da Manhã).

O documento aponta para:
  • uma redução e racionalização das transferências para as escolas privadas
  • continuar a combater a baixa escolaridade e o abandono escolar precoce, melhorando a qualidade do ensino secundário, a via vocacional e a formação, com vista a aumentar a eficiência no sector, a qualidade do capital humano e a entrada no mercado de trabalho
Ora como é possivel exigir as duas medidas realçadas no paragrafo anterior se de 195 milhões a Troika vem agora dizer que objectivo deve ser alcançar um corte de 380 milhões, praticamente estão a pedir cerca do dobro do que inicialmente estava previsto.
Com a implicação de uma redução da rede escolar e no corte do pessoal, como é que o ensino se vai tornar melhor e eficiente?
É o mesmo que fazer omeletas sem ovos...que os cortes são para ser feitos e vão acontecer mediantes o desenrolar da novela a que se vem assistindo, todos sabemos com o que podemos contar, mais cortes, mais reduções em tudo...escusado seria meter a palha bonita de um sistema funcional com menos custos utópico, só para tornar os memorandos mais afloriados.

Sem comentários:

Enviar um comentário