quinta-feira, 8 de março de 2012

Provedor pede fiscalização de artigo do Estatuto Docente

Provedor pede fiscalização de artigo do Estatuto Docente

O provedor de Justiça disse, esta quarta-feira, que vai pedir ao Tribunal Constitucional que fiscalize um artigo do Estatuto da Carreira Docente que permite a professores com menos tempo de serviço ganharem mais que os mais antigos.
O artigo em questão consta do decreto-lei 75/2010, que regulou o estatuto da carreira dos professores e veio permitir aos docentes com a categoria de professor titular, com mais de quatro anos e menos de cinco no escalão 245, a passagem ao escalão superior.

Os professores com mais de cinco e menos de seis anos de serviço teriam que completar os seis anos para conseguir a subida de escalão.

No entendimento do provedor de Justiça, há uma "inversão não justificada de posições remuneratórias, com efeitos agravados".

Por isso pediu ao Tribunal Constitucional a fiscalização abstrata sucessiva da constitucionalidade do artigo 8.º, número 1, quando se aplique a professores que, à entrada em vigor do diploma, tivessem a categoria de professor titular e quando signifique a ultrapassagem de docentes com mais tempo de serviço.

O provedor de Justiça lembra que disposições legais que permitem que funcionários públicos "com mais tempo de serviço sejam ultrapassados em termos remuneratórios por trabalhadores com menos tempo de serviço" - as "inversões remuneratórias" -, têm sido "censuradas pelo Tribunal Constitucional" em decisões anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário