quinta-feira, 8 de março de 2012

Exame aos professores...

Vem tudo a jogar a favor...é a nova Avaliação de Professores (ADD); nove regime de gestão escolar; novo regime de concursos...e a cereja no topo do bolo...Exame de ingressão na carreira docente...

"Vamos instituir já um exame de ingresso na carreira" de professor

Ministro Nuno Crato diz que o objectivo é melhorar a qualidade do ensino.
O Governo vai instituir um exame de ingresso na carreira de professor, anunciou esta terça-feira o ministro da Educação, na comissão parlamentar de Educação e Ciência.
Nuno Crato diz que a introdução do exame é fundamental para garantir a qualidade do ensino em Portugal.
“Vamos instituir já um exame de ingresso na carreira e ingresso na profissão, que é algo de fundamental para garantir e melhorar a qualidade dos professores que ensinam nas nossas escolas e para melhorar a qualidade dos professores futuros”, afirmou o governante.

A medida merece desde já o repúdio da Federação Nacional da Educação (FNE). Em declarações à Renascença, João Dias da Silva considera que a prove de ingresso na carreira docente é inútil.
“Não tem qualquer efeito prático na qualidade do sistema educativo nos tempos mais próximos”, garante este dirigente sindical, acrescentando que o Ministério da Educação “devia repensar a sua posição, devia adiá-la, substitui-la até por outras formas de fazer com que a formação inicial dos professores seja melhor do que aquela que realmente temos neste momento no nosso país”.

Excepção para as universidades
As instituições de ensino superior vão poder utilizar os saldos das suas receitas próprias para contratar serviços e assumir compromissos financeiros futuros, anunciou o ministro da Educação.
Nuno Crato afirmou que o seu colega das Finanças, Vítor Gaspar, já tem pronto um despacho que assegura uma excepção para as universidades relativamente ao disposto na Lei dos Compromissos.
Esta excepção vai permitir-lhes "usar os saldos e receitas não consignadas [próprias] para assumir novos compromissos", afirmou Nuno Crato.

Sem comentários:

Enviar um comentário