sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

MEC colabora com investigação

Concurso professores: MEC colabora com investigação do DIAP

«O Ministério da Educação assegurou que está a colaborar com a investigação do Ministério Público sobre a colocação de professores, depois de ter recebido a visita de elementos do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP).

Em resposta à agência Lusa, o MEC diz que a diligência hoje efetuada faz parte do processo a decorrer no DIAP sobre os concursos de professores, tratando-se de "um procedimento normal".
O MEC diz estar a colaborar para que a questão fique "definitivamente esclarecida".
Face às queixas, o MEC decidiu solicitar a abertura de um inquérito à Inspecção-Geral da Educação (IGE), no sentido de "avaliar e assegurar a regularidade de todos os procedimentos concursais e do recrutamento docente" do corrente ano letivo.
Em novembro, já estavam prontas as conclusões, segundo as quais "não se verificaram indícios de irregularidades ou ilegalidades que justifiquem qualquer tipo de procedimento, designadamente de natureza disciplinar". Foi proposto o arquivamento do processo de inquérito.
De acordo com uma informação do DIAP, as diligências efetuadas nas instalações do MEC foram ordenadas no inquérito instaurado em outubro, destinando-se à recolha de provas. »

Estas notícias agradam-me particularmente, demonstra que pelo menos o nosso esforço não foi em vão e, após quase 3 meses, começa a surgir movimentações.

Já o MEC politicamente correto veio dizer que estava cooperativo com o DIAP, o que é estranho é virem também afirmar que eles mesmos, para quem assegurava com tanta certeza que tudo era uma mera má interpretação por parte dos professores da lei, solicitaram também um inquérito à IEG...ora se não haviam dúvidas, pelo menos da parte deles, porquê solicitarem um inquérito interno? hum...aqui uma atitude incoerente e contraditória.

Quanto às provas que o DIAP recolheu só saberemos se dá em alguma coisa no fim de analisadas e, quanto ao relatório da IEG o certo é não dar em nada, é só mais um pró-forma só para dizerem que assim o assunto fica de vez esclarecido...

Quanto a mim apenas tenho a dizer que...desejo imenso que o DIAP comprove e se faça justiça...mas, não querendo ser a voz do diabo, dias antes do DIAP ir lá, todo o nosso sistema de concurso (DGRHE)ficou indisponível e foi actualizado (trocado) por outro sistema novo (SIGRHE)...nós mesmos se tentarmos aceder as listas e à aplicação antiga não dá e todos os dados não estão acessíveis...ora se até nas Secretas há fugas de informação...quem não nos garante que na DGRHE resolveram limpar antes a casa para receber a visita do DIAP?...laço aqui a questão...que me dizem vocês? Prof-Admin

Sem comentários:

Enviar um comentário