terça-feira, 6 de março de 2012

Aprovado novo regime de concursos!

É VERDADE sim não estão a ler mal...a proposta foi aprovada sem que nós professores pudéssemos fazer algo para esclarecer dúvidas e incongruências que têm vindo a ser detectadas nesta nova proposta...estamos tramados...quando a reunião acabou segundo fontes a FENPROF foi a primeira a sair sem ter assinado e mostrava-se contra, mas os restantes sindicatos ainda lá ficaram um pouco...pelos vistos ao assinarem, a maioria aprovou este novo regime...é o fim da carreira docente...

Ministério da Educação e FNE chegam a acordo (Correio da Manhã)

O Ministério da Educação e a Federação Nacional de Educação (FNE) chegaram, na madrugada desta terça-feira, a acordo sobre o novo decreto-lei que regula os concursos para selecção e recrutamento de professores.
Segundo João Casanova de Almeida, secretário de estado do Ensino e da Administração Escolar, que liderou as negociações, o “acordo cria um único diploma que concentra todas as matérias relativas aos concursos de selecção e recrutamento de professores”.
Por sua vez, o dirigente da FNE, João Dias da Silva, elogiou o novo regime. “Acreditamos que com o novo regulamento é maior a equidade e transparência no concurso de selecção de pessoal docente”, declarou à saída da reunião com o secretário de Estado, que se prolongou pela madrugada.
A outra organização sindical de professores, a Fenprof, não se comprometeu com o documento. “Não há acordo nem desacordo. O ministério enviou-nos na sexta-feira o diploma e queria hoje uma resposta, mas nós não funcionamos assim”, explicou o responsável Mário Nogueira. “Vamos consultar os órgãos do sindicato e depois dar uma resposta, sendo que nos aspectos essenciais não houve grandes aproximações”, declarou.
Além de ter levado as negociações a bom porto com a FNE, o ministério chegou também a acordo com outros cinco sindicatos de dimensão mais reduzida.

contudo...

FENPROF considera possibilidade de requerer negociação suplementar sobre recrutamento          

Lisboa, 06 mar (Lusa) -- A Federação Nacional dos Professores (FENPROF) vai ponderar a possibilidade de requerer a continuação das negociações com o Governo sobre o novo regulamento de recrutamento de docentes e questiona a legitimidade dos acordos esta noite alcançados.
O Ministério da Educação e Ciência, através da Secretaria de Estado do Ensino e da Administração Escolar, chegou hoje a acordo com seis organizações sindicais de professores, incluindo a Federação Nacional da Educação (FNE), sobre o novo decreto-lei que regula os concursos para seleção e recrutamento do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário.
"Os processos negociais têm regras e uma delas é precisamente que haja tempo para que os sindicatos possam debater com aqueles que representam, neste caso os professores, aquilo que está a ser negociado", disse o líder da FENPROF, Mário Nogueira, à agência Lusa no final da reunião.

Sem comentários:

Enviar um comentário